quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Curiosidade: São Longuinho.


Você alguma vez recorreu à ajuda de “São Longuinho” para encontrar alguma coisa que perdeu? É uma tradição popular pedir ajuda a esse santo dizendo “São Longuinho, São Longuinho se eu achar (nome do objeto perdido) eu dou três pulinhos”. Depois de encontrar o que se procura deve-se cumprir a promessa e dar os três pulinhos! (Alguns acrescentam três gritinhos: “São Longuinho, eu achei!”).

Se você conhece a tradição popular deve ter alguma vez se perguntado “Mas que santo é esse? Existe um São Longuinho?”

São Longuinho ou “São Longino” segundo estudiosos teria sido um soldado romano chamado Cássio e recebeu o nome de Longino derivado do grego lonkhe, que significa “lança” ou do latim longinus, que seria um nome comum aos mártires. A crença em torno deste santo é de que ele seria o soldado romano que teria perfurado o corpo de Jesus com uma lança para comprovar o óbito e o líquido que teria saído do corpo de Jesus teria respingado em seus olhos curando o soldado instantaneamente de uma grave doença ocular. Alguns religiosos interpretam que sua doença ocular metaforiza “cegueira espiritual”. Ou que seria o centurião mencionado nos Evangelhos que teria assistido à crucificação de Jesus e o reconhecido como sendo “o filho de Deus” (João 19,34; Mateus 27, 54; Marcos 15, 39; Lucas 23, 47). A partir daí ele teria se convertido, abandonado o exército romano e vivido como monge percorrendo as regiões da Cesareia e Capadócia (na atual Turquia). Sendo posteriormente preso, torturado e executado por professar a fé cristã.

No Brasil o santo é celebrado por aqueles que compartilham a fé católica em 15 de março. O santo costuma ser representado em imagens como um soldado romano portando uma lança, mas também há imagens dele com um monge.

No entanto a origem da tradição popular dos três pulinhos é desconhecida havendo apenas especulações relacionando os três pulos às três pessoas da “Santíssima Trindade”.


Fontes pesquisadas: Wikipédia e mundoestranho.abril.com.br

Espero que tenha gostado da curiosidade!

Esta postagem não tem “finalidade religiosa”, busquei trazer um assunto que desperta a curiosidade pela sua presença em nossa tradição popular! No entanto é grande meu respeito por qualquer crença e religião!


...beijinhos***

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Selinho

Adoro níver de blog ^^! Minha amiga Gi, fez um selinho comemorativo pelos seis meses do seu blog Teorias de Gi!
Fiquei muito contente pelo selinho e sobretudo pelos seis meses do Teorias!
Ah! Mas tem a regra do selinho!

Regra: Descreva seu lema para a vida e sua teoria sobre o fim do mundo!

Lema para a vida: Ser gentil, ajudar aos outros, viver de modo a me sentir bem e ser Luz!

Teoria sobre o fim do mundo: Um possível “fim do mundo” reside sobre o fato de que nossa galáxia, ao que se indica, colidirá com a galáxia de Andrômeda isso daqui a cerca de cinco bilhões de anos, que é também aproximadamente o período aproximado do fim do nosso Sol, que como todas as estrelas um dia morrerá. Tais eventos podem significar o fim da vida na Terra como conhecemos.

Pessoalmente acredito que existe algo muito negativo em globalmente muitas pessoas viverem acreditando que o mundo vai acabar no período em que vivem que é certo desleixo pelo planeta, como quem pensa “porque cuidar de um mundo que logo vai acabar?” Acredito que o mais importante é respeitarmos o organismo da nossa casa Terra! Para que não acabemos com nossas condições de vida por aqui muito antes do que poderíamos nos manter se respeitássemos nosso planeta! Mesmo que lidemos com a crença de que podemos herdar um “mundo novinho em folha e perfeito”, deveríamos então cuidar bem do que temos agora. Afinal “crianças que quebram os brinquedos que teem” não “merecem ganhar brinquedo novo”.

Pessoalmente também acho muito “estiloso” o fim do mundo imaginado na cultura nordica! Com o deus Thor lutando contra os gigantes do gelo, as “armações” de Loki, e com o deus Baldur ressuscitando como novo soberano dos deuses e reconstruindo a vida! ^^



Indico o selinho para: todos blogueiros que visitarem este post ^^ Então é isso! Poste “umaamigapramim.blogspot.com” como criadora do selinho e “odiariothompson.blogspot.com” como quem te indicou e descreva seu lema para a vida e teoria "escatológica".


...beijinhos***

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Números, O Desaparecimento dos Amigos" - Vida de Internauta 10


Esses dias tem acontecido algo no Orkut! O número de amigos diminuindo, o número de membros das comunidades diminuindo... O que estaria acontecendo? De repente as pessoas se aborreceram com você? Seu perfil enlouqueceu e começou a excluir amigos sozinho? Será que é algum vírus?
Aparentemente é apenas um problema no contador do site causado por um bug e com certeza o site está trabalhando para consertar!

Depois de me preocupar se as pessoas estavam aborrecidas comigo e constatar que era só algo com o contador me dei conta de que poderia escrever algo para um post! Pensei em fazer alguma paródia daquelas correntes e fazer uma postagem brincadeira sobre alguma conspiração incrível do tipo que envolvesse corrupção, traição, roubo de senhas secretas, espionagem da concorrência, uma manobra pra desvalorizar o site e vendê-lo... Ou quem sabe supor abduções cibernéticas ou um Apocalypse cibernético... Ah sim, costuma terminar com você tendo que enviar via recado automático pra todos os seus amigos (ou o que sobrou deles).

Mas percebi que é uma boa oportunidade para questionar algo mais interessante do que paródias de correntes absurdas! É um bom momento para perguntar: Qual é a importância desses números?
O internauta adolescente e jovem costuma viver em busca de números! Quantidade de amigos e recados no Orkut e agora no Facebook, quantidade de membros numa comunidade dedicada a você, quantidade de seguidores no Twitter, de respostas no Formspring, de comentários em fotos... A matemática é bem simples: quanto mais melhor! Afinal faz tempo que para muita gente esses números se traduzem em “status cibernético”! Ter dez perfis lotados no Orkut, um zilhão de seguidores no Twitter, e responder mais perguntas que um mega-star são coisas muito valorizadas, tornam alguém, segundo esse pensamento, uma pessoa famosa! E muitos internautas dedicam grande parte do seu tempo online se esforçando em obter esses números! (E como assim simplesmente somem? E todo o trabalho que se teve para lotar perfils? :@! Calma o site vai resolver! xD).
Será que não estamos perdendo o melhor da Internet enquanto gastamos horas e mais horas obtendo números?
No Formspring não é difícil ver uma pergunta do tipo “O que vale mais? Dez amigos de verdade ou mil colegas?” O que você responderia? Imagino que “Dez amigos”! Então “Manter contato” vivendo num círculo vicioso de “oi, passei pra manter contato”, “E as novidades?”, “Não tenho e você?”, “Também não, mas obrigada por manter contato!” é mesmo proveitoso? O que temos além de um número de recados sem muito a acrescentar? Receber um depoimento de alguém que gostamos e que esteja demonstrando carinho pela gente é super gostoso! Mas tem o mesmo valor que receber um texto super fofo copiado e colado por alguém que não conhecemos bem e que só mandou porque fizemos uma troca? Aumentar, digamos, os dez amigos de verdade pra quinze amigos de verdade é legal! É gostoso fazer amigos, descobrir mais gente com afinidades, dispostas a trocar conversas saudáveis e talz. Mas é bom lembrar que se deve sempre ser cuidadosa(o) ao fazer contato com quem não se conheça! Enfim o que será que vale mais dez amigos de verdade no Orkut ou mil contatos? O contador ou a qualidade das amizades? As boas amizades feitas na Web ou estendidas para a Web não somem! Não tem bug, nem vírus, nem site acabando que será motivo para se perder uma (um) amiga (o) de verdade!


...beijinhos***

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dinheiro é Garantia de Felicidade?

Perguntinha popular no Forms né? Então! O Dinheiro não compra felicidade. (Nem manda buscar, nem nada parecido. Pois a Felicidade não vem de fora, ela é criada dentro da gente) Haja vista que muitas pessoas enriquecem e não se tornam permanentemente mais felizes e muitas pessoas teem muito dinheiro e este não lhes garante felicidade (Muitos até costumam imaginar que se tivessem uma ‘vida mais simples’seriam felizes). Há até quem garanta (os árabes) que “Deus às vezes castiga os homens enriquecendo-os”
No entanto há um paradoxo! Grandes quantias de dinheiro não garantem felicidade, porém a falta extrema de dinheiro pode gerar infelicidade. Quando alguém tem tão pouco ao ponto de passar por privações (alimentação, saúde, moradia...) com certeza vive uma situação de infelicidade! Todos precisam ter as necessidades básicas!
Ou seja, é necessário ter uma certa condição que lhe garanta ter o básico e excluir esses geradores de infelicidade (privações) na sua vida, mas não é "o caminho completo até a felicidade".
A essa altura podemos pensar em muitas coisas que costumamos acreditar que se possuíssemos (e com a grana compraríamos) seriamos mais felizes. Muitos sábios com muitas palavras bonitas enfatizam que não precisamos de muita coisa pra ser feliz ou que as melhores coisas são as simples! Infelizmente a futilidade faz crer que se precise de muitas coisas! E a mídia se esforça em nos convencer do quanto somos infelizes sem seus produtos! Mas se obtemos valores mais "ricos interiormente" e superamos valores supérfluos descobrimos que muito menos do que se prega por aí já é o bastante! Ter dinheiro é importante e você não deve jogá-lo fora claro! xD O problema não é o dinheiro, mas o modo como lidamos com ele. Existe gente avarenta que vive na pobreza por medo de ser pobre! O que não quer dizer que devamos ser imprudentes e não buscar construir um "pezinho de meia", como diz minha avó! Mas o avarento não se sacia, é como alguém que bebe água salgada! Quando nos fissuramos por riqueza monetária dando ao dinheiro um valor maior do que realmente tem e se acredita que tê-lo é felicidade nos tornamos escravos do dinheiro e quando não possuímos, mas sim somos possuídos não somos felizes!
Sabe o que acontece? É que a Felicidade de verdade não é tão cara! As imitações de felicidade é que são! =x

...beijinhos***


‘Siteografia’ consultada: aluzdapsicologia.com.br

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Selinho


Meus blogs (este aqui e O Diário Thompson) receberam da Gi do blog Teorias de Gi este selinho! ^^
As regras são postar o selinho e responder aos seguintes tópicos.





Nome: Aline A. Thompson.

Música: Não dá pra escolher uma só! Gosto de Rock, Indie, Eletro... Minha banda favorita é Coldplay...

Dez coisas sobre mim:

Então! A primeira, já que tocamos no assunto, eu amo música! Acho que não saberia viver sem música! Acredito que a música é algo muito profundo no ser humano!
E adoro ouvir música em um lugar como o limite de um campo! ^^

Adoro tirar fotos! De mim e de coisas ou cenários! Outras coisas que amo são cantar e desenhar!

Sou tímida

Adoro minha colcha velha! Adoro o sono também! xD

Adoro inventar com cabelo, bancando a cabeleireira!

Não gosto de crueldade com animais! :@

Tenhos duas cachorrinhas: Molli e Mille

Já citei várias vezes que meu ator favorito é o Johnny Depp, mas também gosto muito de assistir aos filmes com o Jack Black!

Meu gênero favorito de filmes é Terror!

Adoro kinder barras, cornettos e refrigerante de cola!

Humor: variável ^^

Cor: Verde! Gosto de todas as cores, mas verde é minha favorita! Acho que tem uma doçura especial!

Seriado: F.R.I.E.N.D.S.

Frase ou palavra mais dita por você: “...beijinhos***”


Indico o selinho para todos blogueiros que visitarem este post ^^

...beijinhos***