segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Ainda creio na Bondade Humana"


"O caminho para Auschwitz foi construído com o ódio, mas pavimentado com a indiferença" - Ian Kershaw, professor de religião e investigador da Shoá.

Auschwitz é um ex-campo de concentração nazista, o mais famoso palco das atrocidades do Holocausto. O local, que fica a setenta quilômetros de Cracóvia na Polônia, foi preservado como testemunha. O interior de alguns edifícios do complexo exibe objetos pessoais das vítimas, fotografias e testemunhos Eu tive oportunidade de visitá-lo ano passado em viagem aquele país. Também visitei a fábrica de Schindler (do excelente filme “A Lista de Schindler” – recomendo) e o gueto judaico em Cracóvia.
A história do Holocausto não era novidade para mim, ainda que eu não seja a conhecedora mais profunda do assunto. Mas tal visita marcou-me profundamente! Estar ali foi de sentir o coração ser atravessado!

Algo que me surpreende muito e me faz pensar preocupada sobre o futuro é constatar em conversas que muitas pessoas desconhecem a história do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial!

Os fatos de tal episódio atroz da história da humanidade não podem deixar de serem lembrados, não podem ser esquecidos ou negados!
A memória do Holocausto é de suma importância para que gerações futuras não repitam o que houve naquele tempo!

Frase retirada de um vídeo de 2009 da Fierj sobre Holocausto:

“O desinteresse pelos livros de história e o conceito de que não há nada de útil em estudar o passado é palco perfeito para os revisionistas e negacionistas, eles são estudiosos que adulteram a realidade”

A verdade é que o Horror nazista nasceu da semente do ódio intolerante plantada séculos antes e teve como aliada a indiferença!

Estou falando do assunto aqui hoje (apressadamente entre meus afazeres, portanto, desculpe-me pelas limitações da postagem) por que ontem foi Dia Internacional da Memória do Holocausto!

E muito tristemente ontem também foi o dia em que a tragédia de Santa Maria no Rio Grande do Sul sensibilizou tantos de nós!
Porém ao navegar por redes sociais hoje nos deparamos com muitas piadas de péssimo gosto sem o menor respeito por aqueles que estão sofrendo, e ainda comentários lastimáveis de pessoas “religiosas” – entre aspas...

Ontem quando procurava postagens sobre o Dia Internacional de Memória do Holocausto eu encontrei um texto do Rabino More Ventura escreveu em sua página do Facebook! (/more.ventura). O Rabino “linkou” os temas e exortou algo muito importante! Melhor do que eu explicar é reproduzir aqui o texto do Rabino:

“Jovens mortos carbonizados...
Corações de mães e pais triturados.
Amizades abortadas, sonhos e amores... Mortos, queimados.
Tenho ouvido "comediantes" fazendo piadas.
Tenho visto "Gente" "religiosa" culpar os jovens por seus pecados.
E nisto testemunho o pior incêndio de todos, que é aquele que resulta na maior tragédia que existe: A que dilacera, carboniza e dissolve a alma do ser humano.
Aos jovens que se foram: Luz.
Às famílias e amigos Luz, Força e Compreensão.
Aos que riem e condenam: Saibam que estão se queimando com o pior fogo que existe, o da indiferença, da soberba e do ódio.
À grande maioria sensibilizada: Vamos orar e reagir, pois o fogo da insensibilidade e da pseudo religiosidade está se alastrando!
Nesta mesma data na qual nos lembramos do holocausto nazista, nos deparamos com a imagem de jovens transformados em pó e infelizmente no dia de gritarmos mais alto o famoso "Nunca mais", sentimos o temor da sombra dos gritos de do fanatismo "religioso" e das gargalhadas egoístas ameaçando abafá-lo.
Solidariedade! Resistência e Reação Já!
Precisamos de uma mudança de rumo URGENTE!
PENSE E REAJA!”
Rabino More Ventura.

Concordo com o rabino e me sinto triste por constatar tais coisas, mas, assim como Anne Frank, a Anne Frank do Holocausto, quero acreditar:

“Apesar de tudo eu ainda creio na bondade humana” - Anne Frank


O Tema da tragédia de Santa Maria nos leva a muitas questões!
Sim, há muitas outras tragédias acontecendo agora mesmo! Que vêem acontecendo por muito tempo! São injustiças sociais que parecem ter se tornado invisíveis aos olhos de muitos e tantas tragédias cotidianas!
É importante ter consciência disso, mas isso não anula o justo pesar pelas vidas tragicamente interrompidas no incêndio de Sta. Maria!
Parece-me mais que compreensivo que esse triste fato sensibilize a nós jovens!
Nós nos vemos naquelas pessoas que foram vitimizadas! Os jornais trazem fotos tiradas durante a festa, fotos que se não fosse o trágico desfeche estariam hoje postadas em perfis do Facebook e são fotos parecidas com as nossas! Muitos de nós, como eu e talvez você que lê, estamos cursando faculdade, freqüentamos festas, gostamos de nos divertir com amigos nos finais de semana...  Sabemos muito bem imaginar como seriam os sonhos daqueles universitários! De modo que não preciso dissertar muito sobre o sentimento daqueles que, mesmo sem conhecer, se vêem nas vítimas, se entristecem por eles e seus familiares!

Nós sabemos muito bem como aqueles estudantes deixaram suas casas para ir a uma festa! Eles certamente o fizeram como nós jovens costumamos fazer, pensando no momento de diversão que desejamos ter e sem pensar sobre “o que possa dar errado”
Não costumamos pensar sobre isso, não é inerente da juventude! E temos esse triste exemplo de que, diferente da sensação de imortalidade típica da nossa idade e de que as coisas acontecem só com os outros, nós não somos imortais! E além de planejar com entusiasmo é prudente pensar sobre “o que possa dar errado”

Muito está sendo falado, seja na mídia ou nas conversas, sobre os culpados! A verdade é que há uma imensa cadeia de responsáveis! Que chega até as responsabilidades do Estado em dar conta de questões de segurança em locais freqüentados publicamente! Claro que fatalidades acontecem! Mas as notícias e comentários de especialistas em segurança, chegam nos dando conta de que o cumprimento de certas normas poderiam ter evitado tanta tristeza e perdas tão inestimáveis!
Creio que precisamos perceber algumas coisas das quais as notícias de Santa Maria traz à tona! Falo de identificar responsabilidades e usar nosso poder, o poder da chamada “massa virtual”, poder da nossa voz, para reclamar o cumprimento de leis!
Verdade que nada trará aqueles jovens de volta! Mas o que infelizmente ocorreu pode servir para evitar que outras vidas sejam tão precocemente finalizadas!



3 comentários:

  1. Minha cara amiga Aline. Fiquei honrado,(apesar da tristeza referente ao tema), de encontrar o meu texto aqui no seu belo site. Também contrastando com a tristeza, me encontro feliz ao me deparar com uma pessoa sensível, inteligente e que se importa com a humanidade e nela crê, apesar de tudo.
    Saiba que você ganhou um admirador e amigo.
    Vamos em frente, pois é tempo de agir!
    Um grande abraço. Rabino More Ventura!

    ResponderExcluir
  2. Ual, o nome do post chama muito antenção! Ainda crer na humanidade que parece (aos meus olhos) meio perdida :/ !
    Eu nao fazia ideia de que ontem era Dia Internacional de Memória do Holocausto, tu e eu ja conversamos bastante sobre isso, como eu ficava triste e tals,e esse texto do Rabino More Ventura é muito significante, lindo, não sei, me tocou,é bem escrito e eu concordo tambem com ele!
    Sobre a tragedia, também me tocou, como grandes tragédias acontecem, e muito triste, porque eram todos jovens, Jovens cheios de sonhos e planos! E eu fico muito chateada quando fazem essas piadas de mal gosto, e depois (uma pessoa veio) me dizer que era "Humor Negro",fico mesmo, porque eles zombam porque não foram com eles nem com a familia deles! e Sobre os religioso que comentaram (que eu vi que comentaram sobre) "Se vc estivessem na igreja isso nao teria acontecido!" ou "Eles deveriam ter ficado em casa, conversando com a familia" etc. Parecia que as pessoas nao tinha direito de se divertir, em um show, balada, festinha. Fora as pessoas xingando as outras de falso "moralistas",Muitas pessoas vão sim esquecer esta tragédia, mas isso nao quer dizer q ela nao se tocaram quando aconteceu!
    Também quero Crer nessa Frase da Anne Frank : /
    483 kusses..~^~

    ResponderExcluir