terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Fim do Mundo em 2012????

A maioria das pessoas não leva muito a sério, mas há alguns grupos de pessoas que estão se preparando para o famoso dia 21 de dezembro! E vemos algumas matérias com preparações inusitadas para “escapar do ‘Apocalipse’”
Será que o Mundo vai acabar? Com o calor que anda fazendo no Rio de Janeiro dá até pra imaginar que dia 21, quando começa o verão, pelo menos aqui, nós vamos derreter! Mas se em “De Volta para o Futuro 2” Marty McFly viajou para 2015, podemos ficar tranquilos! – E esperarmos pra ter nossos skates voadores! o/
Brincadeiras à parte...



Vamos falar da famosa profecia maia para começar!
Primeiramente, é claro, o que diga a tal profecia só é relevante se considerarmos que essa mereça crédito!
De qualquer forma pode ser interessante citar que tal profecia não parece ter sido muito relevante entre os próprios Maias, se considerarmos que só é encontrada em UM dos sítios arqueológicos maias! E também que ao conciliar o calendário maia com o nosso lidamos com uma margem de erro de 50 anos! Então a data varia entre 1962 e 2062.
Mas o mais relevante é que se procurarmos saber melhor sobre a profecia maia, veremos que não diz respeito a um “Fim do Mundo”, mas sim sobre uma “Grande mudança mundial”, ou “O Início de uma nova era”, com a humanidade se voltando mais a questões de sustentabilidade, tolerância, imergindo numa maior espiritualidade etc. Algo relacionado com um ciclo solar de coisa de 26.000 anos que estaria terminando no próximo “solstício”... Então esse é um ponto: não diz sobre “fim dos tempos” e sim sobre “transformações” e a parte das tragédias estaria relacionada à ideia de que um momento de Caos com grandes catástrofes precederia tais transformações e por aí vai! (Tais informações extraídas de um documentário que assisti realizado pelo canal “National Geografic”)

Mas porque uma profecia maia sobre “grandes transformações” vira um anúncio do “Apocalipse cristão”? Creio que, o que ocorre é que, ao longo do tempo com o papel de “explicar o universo” passando a ser da “Ciência” e não mais da religião, com a “Felicidade” passando a ser supostamente possível de ser alcançada pela riqueza monetária e não uma riqueza espiritual, o subconsciente coletivo sente suas crenças tradicionais ameaçadas, o que gera grande insegurança e procura solucionar essa insegurança buscando em “fontes externas”, algo que reforce suas crenças “tradicionais”.

Alguns falam de “alinhamento de planetas”, “inversão dos pólos” e também sobre um planeta que colidiria com a Terra, etc.! Hoje assisti a uma entrevista com um professor de Astronomia da USP no canal “Globo News”, programa "Edição das Dez" e ele respondeu astronomicamente sobre tais potencialidades. Garantindo que não há nenhum alinhamento de planetas em andamento e, se houvesse tal alinhamento, o efeito sobre a vida na Terra seria: Nada. (tal alinhamento talvez tenha implicâncias sobre pontos de vista místicos, esotéricos, astrológicos...) Ele também esclareceu que não há nenhuma evidência de um planeta em rota de colisão e etc.


Assista ao vídeo clicando AQUI

Algo que também foi falado no "Edição das Dez" e achei interessante é que algumas pessoas crêem que uma cidade chamada Bugarach, situada nos “Pirineus”, lá na França, seria um local onde seria possível “escapar da destruição”. Até se fala sobre uma nave espacial extra-terrestre que viria buscar um grupo de escolhidos, os quais repovoariam a Terra após a destruição da “nossa cultura tal qual conhecemos” =| Uma espécie de “Arca de Noé Sideral”?
De qualquer forma comprar uma casa lá atualmente sai caro! Afinal, é, supostamente, uma área a salvo da destruição do mundo!

Vamos falar de “outros finais do mundo”? Afinal foram muitos anúncios sobre “O Fim do Mundo!”
Algumas das mais famosas eu citarei, extraindo de uma revista antiga (2008) da “Mythos Editora” chamada “Profecias e Profetas”, que encontrei em meio aos “guardados” em minha casa. Segue resumo da matéria:

"No “Novo Testamento” da Bíblia Cristã há citações falando sobre a volta de Jesus ocorrer durante o período de vida das pessoas que o ouviam, e sobre, as coisas de que falava ocorreriam naquela geração. (Mateus 16:28; 24:34) Isso fez com que os primeiros cristãos acreditassem que ocorreria um “Fim do Mundo” entre os anos 30 e 60 dc. E essa também é a razão pela qual o chamado Novo Testamento só começou a ser redigido por volta do ano 60dc – uma vez que “o fim estava próximo não haveria necessidade de documentar sua mensagem”.
Em 90dc “São Clemente” prevê que o fim do mundo poderia ocorrer a qualquer momento.
“Santo Hilário” anunciava que o mundo acabaria no ano de 365. E “São Martin de Tours” anunciou “o fim” para o ano 400.
Hipólito de Roma, um “antipapa” e Sextus Julius Africanus, um acadêmico critão, profetizaram o “Armagedon” para o ano 500.
O ano 1000 também causou expectativas.
O ano 1033, tido como milésimo aniversário da morte de Jesus, também foi cogitado como ano de uma segunda vinda de Jesus.
Gioaccgubi da Fiore falava sobre a presença do “Anticristo” no mundo e que Ricardo I, rei da Inglaterra iria derrotá-lo e o mundo acabaria em 1205.
O Papa Inocêncio III somou 666 à fundação do Islã e anunciou o fim do mundo para 1284.
A Peste Negra (que estima-se vitimizou um terço da população europeia e 75milhões de pessoas no mundo) também foi considerada um prenuncio do fim do mundo, portanto 1364 e anos seguintes.
1496 foi considerado por alguns místicos como novo milênio.
Vários astrólogos profetizaram um novo dilúvio que destruiria o mundo em 1524.
Melchior Hoffman, profeta anabatista disse que Jesus retornaria em 1533 e que Estrasburgo seria “A Nova Jerusalém”
Os “Staroveri” russos acreditavam que o fim do mundo seria em 1669. Entre 1669 e 1690 20.000 deles queimaram a si mesmo, para se protegerem do “Anticristo”.
O batista Benjamim Keach previu o fim do mundo para 1689.
William Whitson, teólogo e matemático previu um dilúvio semelhante ao de Noé para 1736.
Protestantes da “United Society of Believers in Christ’s Second Appearing” acreditavam que o mundo acabaria em 1792.
Margaret McDonald, profetisa escocesa disse que o socialista Robert Owen seria o “Anticristo” e ela acreditava que os cristãos seriam “arrebatados” em 1830.
William Miller, fundador do movimento “Millerita” disse que Jesus iria voltar entre março de 1843 e 1844, posteriormente estendeu o prazo até abril, e Samuel S. Snow apresentou outro estudo dizendo que a data seria 22 de outubro de 1844.
Ellen White, fundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia, fez várias profecias relacionadas ao fim do mundo: 1850/1856.
Joseph Smith, fundador da Igreja Mórmon, Jesus iria retornar em fevereiro de 1891.
A Watchtower Bible and Tract Society (Testemunhas) apontou 1914 como início da Guerra do Armagedon, baseando-se em suas interpretações do livro de Daniel. Como o mundo continuou, apesar da guerra, 1914 passou a ser considerado o ano em que Jesus teria começado invisivelmente seu reinado. Outras datas posteriores apontadas por eles: 1915, 1918, 1920, 1925, 1941, 1975 e 1994.
Albert Porta, meteorologista, previu uma conjunção de 6 planetas que geraria uma corrente magnética que faria o Sol explodir em 1919.
Herbert W. Armstrong, fundador da “Worldwide Church of G’d” previu uma volta de
Jesus para 1936. Depois mudou a data para 1975.
A fundação do Estado de Israel em 1948, levou alguns cristãos a acreditarem que esse acontecimento era o requisito que faltava para a volta de Jesus.
No livro “The Great Pyramid, Its Divine Message”, o piramidologista David Davidson previu o fim do mundo para 1953.
Mais uma vez a revista “Watchtower” (Sentinela) citou um pastor, Mihran Ask, segundo o qual o mundo iria terminar entre 16 e 23 de abril de 1957.
Charles Piazzi Smyth, astrônomo real da Escócia, autor de “Our Inheritance in the Great Pyramid” e considerado “pai da Piramidologia” previu que Jesus voltaria entre 1882 e 1960.
Em 1967 durante a Guerra dos Seis Dias o exército israelense tomou toda a cidade de Jerusalém.
Alguns cristãos entenderam que o “arrebatamento” logo ocorreria, sendo o requisito final um sacrifício animal no Templo. Tal sacrifício animal não ocorreu, pois a prática de sacrifícios animais foi substituída pela pratica de ações de caridade dentro da fé judaica.
Davia Brandt Berg, vulto Moses David, fundador do grupo “Meninos de D’us” previu que um cometa atingiria a Terra em meados dos anos 1970 e ainda que Jesus voltaria em 1993.
Chuck Smith, pastor da “Calvary Chapel” previu o “arrebatamento” para 1980
Leland Jensen, líder da “Comunidade Mundial da Fé Baha’i, predisse um desastre nuclear em 1980 seguido de duas décadas de conflito que terminariam com o estabelecimento do “Reino” na Terra.
O reverendo Moon da Igreja da Unificação, previu o “Reino dos Céus” para 1981.
O físico e escritor John Gribbin e o astrônomo Stephen Plagemann publicaram o livro “Efeito Júpiter” prevendo um alinhamento planetário (olha outro alinhamento planetário aí!!!) para 1982 que desencadearia uma série de catástrofes. O alinhamento realmente ocorreu, só que nada aconteceu.
Moses Davia, de novo! Previu uma “Batalha do Armagedon” para 1986 com Jesus voltando em 1993.
Lester Sumrall, fundador do “Lester Sumrall evangelistic Association, previu que Jerusalém seria a cidade mais rica do planeta, o Mercado Comum governaria a Europa e uma guerra nuclear iria ocorrer envolvendo a Rússia e talvez os EUA. Tudo isso para o período de 1987-2000.
Hal Lindsey, escritor evangélico, previu o “arrebatamento” para 1988."


Música para a véspera de 21 de dezembro:
“O Último Dia” – Paulinho Moska.

Meu amor
O que você faria se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria

Ia manter sua agenda
De almoço, hora, apatia
Ou esperar os seus amigos
Na sua sala vazia

Meu amor
O que você faria se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria

Corria prum shopping center
Ou para uma academia
Pra se esquecer que não dá tempo
Pro tempo que já se perdia

Meu amor
O que você faria se só te restasse esse dia
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria

Andava pelado na chuva
Corria no meio da rua
Entrava de roupa no mar
Trepava sem camisinha

Meu amor
O que você faria?
O que você faria?

Abria a porta do hospício
Trancava a da delegacia
Dinamitava o meu carro
Parava o tráfego e ria.

Música para o dia 22 de dezembro:

“O Mundo Não Se Acabou” – Assis Valente.

Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar
Por causa disso a minha gente lá de casa começou a rezar
E até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada
Por causa disso nessa noite lá no morro não se fez batucada
Acreditei nessa conversa mole
Pensei que o mundo ia se acabar
E fui tratando de me despedir
E sem demora fui tratando de aproveitar
Beijei na boca de quem não devia
Peguei na mão de quem não conhecia
Dancei um samba em traje de maiô
E o tal do mundo não se acabou
Chamei um gajo com quem não me dava
E perdoei a sua ingratidão
E festejando o acontecimento
Gastei com ele mais de quinhentão
Agora eu soube que o gajo anda
Dizendo coisa que não se passou
Vai ter barulho e vai ter confusão
Porque o mundo não se acabou.


E você? O que está programando para o suposto fim do mundo da profecia maia?
Caso você não se mude para Bugarach, não tenha nenhum abrigo anti-apocaliptíco para se esconder e etc. Eu dou uma sugestão: Pipoca de microondas e DVDs de filmes sobre o Fim do Mundo! – Títulos não faltam!
Eu indicaria o filme “Melancolia” (2011) com Kristen Dunst (premio de melhor atriz em Cannes por este), pois lida mais com o lado humano e não com espetáculo de efeitos.


Mas aprecie o "Fim do Mundo" com moderação! Pode ser que o Mundo não acabe!





Pra terminar uma história ou anedota sobre "Fim do Mundo"



Conta-se que três grandes líderes religiosos foram convocados pelo Criador, que revelou que dentro de três dias o Mundo seria destruído com um novo grande dilúvio! 
Um dos lideres, um líder budista de muito conceito exortou aos budistas para que durante os três dias que precediam ao dilúvio, eles meditassem!
O outro líder foi o Papa católico que se pronunciou ao mundo com uma mensagem em tom de "Arrependei-vos"
O terceiro líder foi um rabino muito conceituado dentre toda a comunidade judaica. Ele anunciou às comunidades judaicas: "Temos três dias para aprender a nadar!"



Bem, é isso!
Eu quis oferecer um post interessante, espero que tenha gostado, e espero que ninguém se sinta ofendido em sua crença pessoal, e caso tenha ocorrido peço desculpas.


...beijinhos***