Ela é baixinha e dentuça, tem uma amiga gulosa... O outro troca o “R” pelo “L” e tem um amigo que não gosta de tomar banho! Quem são?
Difícil quem não saia a resposta! São Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão!
#Quem-nunca: Leu um gibi da Mônica? (mesmo que não seja o “maior fã”); usou os nomes dos personagens de Mauricio de Sousa: Mônica, Magali e Cascão como sinônimos de “dentuça”, “Gulosa”, “Não gosta de banho”, ouviu uma piada mencionando o Cebolinha... e por aí vai!
A Turma da Mônica já é folclórica! Ela e sua turma são responsáveis por mais de 80% das publicações do mercado infantil no Brasil! E também tem fãs no exterior!
Mônica surgiu em 3 de março de 1963 no jornal “Folha da Manhã” (atual Folha de S. Paulo) como uma coadjuvante em uma tira de quadrinhos do Cebolinha!] Mas não demorou e a baixinha mostrou que são as meninas que mandam! Em 1970 sai a primeira revista com Turma da Mônica com ela sendo personagem principal!
Isso mesmo! Hoje Mônica completa 50 anos sem deixar de ter sempre 7 rs! Uma magia possível aos personagens!
Fãs de plantão devem estar preparados para correr atrás dos mais de duzentos produtos com a marca Mônica 50 Anos! Incluindo réplica da primeira boneca (eu quero!) e um coelho sansão amarelo.
Mas paralelamente às historinhas onde continua com eternos 7 anos, ela cresceu para as revistas da “Turma da Mônica Jovem”... E... Casou com o Cebolinha!!! Isso mesmo! Ah! Tanta implicância só podia estar mesmo escondendo amor! E o exemplar com o primeiro beijo deles e casamento é o gibi mais vendido do Ocidente com mais de 600 mil cópias!
Mauricio de Sousa, pai da Mônica, programa lançar “Turma da Mônica Adulta”, desenho em 3D para TV, novos personagens e um livro em parceria com a escritora Thalia Rebouças.
E Mauricio de Sousa é literalmente pai da Mônica, já que a personagem foi inspirada em uma de suas filhas, Mônica de Sousa, hoje diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções! Pois é, a Mônica existe de verdade também! E o coelhinho Sansão também! Mônica de Sousa ao Jornal “O Dia”: “O primeiro (coelhinho de pelúcia) foi amarelo. Foi destruído e ganhei o segundo, aos 5 anos, no programa da Hebe: um azul, tenho até hoje” (Agora se entende por que o Sansão amarelo).
#Curiosidades: Eu me lembro de ter visto uma matéria contando que em Portugal, onde o gibi já fazia sucesso, a editora começou a adaptar os textos para o “Português de Portugal”, mas o público pediu a volta do “jeito brasileiro de falar”
Sobre as “acusações contra a fala do Cebolinha”, que, alguns pensam que fariam a criança errar palavras, Mauricio se defende argumentando que todo mundo sabe que o Cebolinha fala errado (ou seria “elado”?) e, portanto, a troca das letras enfatiza a diferença de pronuncia e ortografia, e sempre as palavras do personagem vêem assinaladas destacando o erro.
Na foto à direita vemos Mônica de Sousa filha de Maurício e inspiração para a personagem quando era criança. Com vestidinho que lembra muito o da personagem!
Todas as informações no post de hoje que estão em itálico foram extraídas de matéria publicada no jornal "O Dia" no dia 21/02/13.
É isso!
...beijinhos***
domingo, 3 de março de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)