terça-feira, 15 de março de 2011

Japão

Nesses últimos dias, como muitas pessoas, tenho acompanhado as notícias sobre a tragédia no Japão e me sensibilizado profundamente. Experimentando aquela sensação de assistir perplexa e triste às cenas. A tragédia e no momento a emergência nuclear tocam profundamente o coração de muita gente!
As cenas que assistimos fossem em qualquer país que nos sensibilizariam. Mas sendo no Japão...
Apesar de aquela nação estar tão distante geograficamente nós brasileiros temos grande vínculo com o Japão. Somos o lar de tantos imigrantes japoneses e seus descendentes! (a população nipo-brasileira é de quase 1,5 milhões de pessoas).
O Japão é uma nação que costumamos gostar, amar, admirar... Claro, os japoneses também são passíveis de críticas em alguns traços de sua cultura. Contudo os japoneses possuem inúmeras qualidades! Qualidades que sempre nos despertou muita admiração!
Muitos de nós somos fãs da cultura popular japonesa! Quantas pessoas não são apaixonadas por cultura Kawaii, visual Kei, Mangás e Animes e cresceram assistindo a esses desenhos? E esse amor pela cultura popular japonesa cultiva em muita gente grande carinho pelo Japão! Algumas pessoas, é verdade, exageram tendo uma visão utópica do país.
(Minha amiga Ditte e eu somos fãs de muitos animes e mangás! Eu, por exemplo, não tenho tatuagens, mas se eu fosse fazer uma acho que faria uma rosa, ou uma caveira ou meu nome... em japonês!)
As inúmeras manifestações dos internautas brasileiros, ainda que se questione o valor relativo delas (ou do meu post), não deixam de refletir o quanto nós nos sentimos ligados àquela nação lá longe! O Japão que já enfrentou muitos momentos difíceis ao longo de sua história certamente mostrará mais uma vez seu espírito de luta se reerguendo de mais essa tragédia. E mais uma vez os admiraremos.
Esse post não acrescenta muito ao assunto, mas é meu desejo sincero e profundo de expressar meu sentimento de tristeza ao assistir às cenas, e meu respeito e admiração ao povo japonês e às famílias nipo-brasileiras.


Recado: Se a palavra Kawaii ainda for novidade pra você: Kawaii é a palavra japonesa para classificar tudo o que é fofo e hoje um dos mais fortes conceitos da cultura popular japonesa. Os estrangeiros utilizam o termo kawaii para designar tudo o que tem a ver com a estética do visual da tribo que mais se vê nas ruas de Tóquio e as coisinhas fofas que os japoneses adoram produzir! Experimente fazer uma busca por imagens no Google para “kawaii”!





...beijinhos***

2 comentários: