terça-feira, 17 de maio de 2011

Fotos! - Entrevista com uma fotografa e blogueira!


Eu amo tirar foto! Não só foto de mim, mas também de coisas e lugares!
Imagino que você também adore tirar fotos e compartilhar em redes sociais ou usar em seu fotolog! (Meu fotolog é fotolog.com/jeitoaline)
Hoje minha entrevistada, a Jeuzinha Moura, é fotografa profissional, trampa fazendo fotos de eventos, e principalmente Books, onde usa a criatividade para fazer a diferença!
(Gostaram da minha foto de entrevistadora super séria? xD Tá vamos à entrevista!)


Aline Thompson: Vamos falar de Internet! As meninas adoram tirar fotos e fazem verdadeiros ensaios para terem boas fotos para seus perfis na Net!
Dá pra tirar fotos de qualidade com câmeras mais simples?

Jeuzinha Moura: Primeiro lugar, quero agradecer a você Aline, pela a oportunidade que você esta me dando de mostrar um pouco do meu trabalho e é muito gratificante saber que eu posso ajudar. Bom, dá sim pra tirar foto com câmeras simples. Eu mesma iniciei assim desde 12 anos a tirar fotos das minhas amigas com uma câmera amadora, o segredo é saber como a sua foto sai melhor, de dia ou a noite? Acredito que seja de dia, pois a luz do sol ajuda muito.

A.T.: Eu que agradeço! E com celulares? Dá pra tirar boas fotos?

J.M.: Olha depende, tem celulares que têm uma qualidade boa sim, mas a maioria não... Ainda prefira usar câmera amadoras, existem várias boas.

A.T.: Uma foto bem tirada ainda é melhor que usar editor depois! Certo?

J.M.: Com certeza a foto tem que sair perfeita, sem precisar de editor. Já para dar o seu retoque,
em caso de truques para gordurinhas por exemplos, existem ângulos que já fazem o trabalho do editor que é de disfarçar, mas não há problema nenhum em dar aquela manipulada na sua foto para melhorar.

A.T.: Então precisamos de dicas! E eu não vou perder a oportunidade de perguntar! A maioria das pessoas sabe que tirar foto contra a luz é “tenso”! Quais outras dicas básicas você acrescenta?

J.M.: O uso do flash. Ele não pode ser dispensado principalmente em fotos contra a luz. O enquadramento é saber bem qual foto você quer fazer, para não deixar nada cortado ou parecer que a foto foi mal tirada, tem também o cuidado com o fundo, aproveitar a luz, você vai perceber que é impressionante a diferença. E nunca esqueça: experimente, leia o manual da sua câmera para conhecê-la bem, porque na fotografia não há regras.

A.T.: Maquiagem! Você me dá uma dica de como se maquiar para uma foto?

J.M.: Claro, Na maquiagem para fotografia você deve esquecer-se de substâncias cintilantes e óleos, e caprichar na base e no pó, para esconder as suas imperfeições, escolha o que você deseja destacar, a boca ou os olhos, e capriche, mas nada de exageros.

A.T.: Mas ainda tem o lance da pose! E você que fotografa meninas e faz books, como as orienta para as poses?

J.M.: Olha, na hora eu sempre pergunto o que ela gosta e o que pretende mostrar. Um sensual ou moderninha ou até mesmo romântica? Você tem que saber se ela topa tudo ou se é tímida né? Já pensou se eu chego e peço pra fazer uma pose e ela pode até estranhar. Além de saber disfarçar como eu disse quem quer novidades em poses deve sim procurar a internet, não para copiar, mas para se inspirar. Teste muito no espelho porque ele é o nosso melhor amigo nessas horas rsrs.

A.T.: E a roupa? A dica é valorizar ‘seus pontos fortes’?

J.M.: A roupa é tudo na verdade, não precisa de cara, de marca mas sim diferente, você tem que misturar, tem que extravasar. Haha na fotografia pode tudo.
Mas a dica é com certeza valorizar seus pontos fortes. Sorriso bonito? Então SORRIA! Gosta demais de uma parte do seu corpo? MOSTRE! Valorize-se, faça suas qualidades sobressaírem.

A.T.: Tem algum editor de foto que você indicaria pra quem só lida domesticamente com suas fotos? Com bons recursos e fácil de usar?

J.M.: Eu uso e adoro sinceramente o Photoshop, acho fácil sim utilizá-lo. Está aí fácil para baixá-lo e ainda você acha vários tutoriais para manipulação de fotos. Vale à pena tentar.

A.T.: “Vemos muito na internet fotos que, digamos, são “sexys” demais”, o que definitivamente não é legal! Você identifica de alguma forma a fronteira entre uma foto bonita e charmosa e uma foto vulgar?

J.M.: Eu acho muito bonito as fotos sensuais, mas é claro que tem que saber como tirá-las, pra mim o segredo das fotos sensuais é deixar as pessoas curiosas e interessadas, afinal, qual é a graça de sair mostrando tudo vulgarmente? (é a minha opinião, peço desculpas a quem não concorda).

A.T.: Fotografia, como qualquer curso exige bastante dedicação e estudo certo?

J.M.: Demais! Eu achava antes que era tão fácil! Mas vivo atrás de aprimorar o meu conhecimento, pra ser sincera? Eu tenho muiiiito o que aprender. (E você também pode sim, basta você querer;)

A.T.: Quando falamos em fotos, normalmente a primeira coisa em que pensamos são modelos dentro de um estúdio e ensaios! Mas existem várias áreas dentro de Fotografia! Como fotografia jornalística etc. Certo?

J.M.: Nossa! A área de fotografia é enorme. Jornalísticas, que são para editoriais, a publicitária, para agências utilizarem em campanha etc. e o social que são fotos em eventos, casamentos, aniversários e outros.

A.T.: E você se interessa mais por quais campos da Fotografia?

J.M.: Eu gosto de tudo, hauhauha, mas prefiro fotos para agências.

A.T.: O que você acha importante pra alguém que queira estudar fotografia?

J.M.: A Atenção e a Criatividade são tudo.

A.T.: Então a principal dica pra quem queira estudar Fotografia é...

J.M.: Tenha certeza de que é isso que você quer, ame a fotografia, o segredo É FAZER o que você gosta e ter prazer e vontade pra aprender, então se dedique.

A.T.: Pra terminarmos fale do seu blog! Aquele que eu sigo xD!

J.M.: Meus objetivos além de apresentar o meu trabalho com a fotografia, é também ajudar tirando dúvidas e dando dicas. Estimular a todos aqueles que se interessam por fotografia a ver de uma forma diferente, criativa e pessoal. Então se vocês quiserem me perguntar algo eu estou aqui pronta pra ajudar, de coração mesmo.
Obrigada Aline. Você está de parabéns com o seu blog e o seu jeito lindo de lidar e ajudar as pessoas, tenho certeza que você vai ser bem reconhecida pela sua qualidade. Parabéns e muito obrigada.

A.T.: Obrigada eu! Sua presença aqui no meu blog foi tudo! *--*


É isso! Eu amei a entrevista e a simpatia da Jeuzinha, tenho certeza de você também! Quem queira mais dicas e dicas mais detalhadas pode acessar o blog dela!
Blog JM Photos: http://jmphotosnet.blogspot.com/

...beijinhos***

2 comentários:

  1. Nossa eu ameiiii!!!
    Amanhã msm vou por tds suas dicas em praticas e tirar mts fotos xD
    Adorei! Tinha mt curiosidade sobre a qualidade da câmera e tals.
    Obrigada *------*

    Beijos s2

    ResponderExcluir
  2. Você acaba de ganhar 2 selos, clica no link abaixo para seguir as regras e pegar seus selos. Beijos
    http://frauafu.blogspot.com/p/indicacoes-para-selo.html

    ResponderExcluir