quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia da Amizade.

No ano de 1885 o escritor Júlio Verne escreve sobre um grupo de homens que viajou até a Lua usando um gigantesco canhão (O livro: "De la Terre à la Lune").

Em 20 de Julho de 1969 a missão Apolo 11 alcança êxito. E Neil Armstrong e Edwin Aldrin tornaram-se os primeiros homens a pisar na Lua. O local do pouso é chamado “Mar da Tranquilidade". Os astronautas deixaram uma placa com a frase:

“Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”

Ficou famosa uma frase de Armstrong (o primeiro a pisar):

“Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade"

Inspirado pela chegada do homem à Lua o professor, músico e dentista argentino Enrique Ernesto Febbraro considerou a possibilidade de se fazer amigos por todo o Universo! Conseguindo em 1979 que 20 de julho fosse considerado “Dia da Amizade” na Argentina.
A data foi gradualmente aceita por outros países. A ONU reconheceu a data em 1985. Por aqui no Brasil a data não é oficialmente reconhecida, mas é um sucesso na Internet! Hoje haverá muitos recados, mensagens, twitts... e posts, como este, falando da data!

Talvez o sonho de termos amigos espalhados pelo Universo não seja tão novo! Deuses, anjos e toda categoria de seres celestiais em que o ser humano acredite não deixam de ser amigos “extra-terrestres”!

Enrique Ernesto criou o Dia da Amizade enquanto sonhava com ela espalhada por todo Universo ao ver o homem encurtar a distância entre a Terra e a Lua.
Enquanto isso tem sido tão difícil ver a Amizade espalhada por toda Terra!
Fomos capazes de encurtar a distância entre a Terra e a Lua, mas não fomos capazes de encurtar a distância entre povos e culturas! Uma frase famosa de Albert Einstein diz:

“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”

Ainda fazemos das diferenças motivos para guerras. Ainda não aprendemos a ser tolerantes com a diversidade de opiniões. Ainda carregamos preconceitos antigos. Ainda precisamos dar “um passo”, “um grande salto” que nos proporcione Paz, Tranqüilidade e Amizade em toda a Terra! Precisamos de um salto ainda mais gigante!

"O vôo até a Lua não é tão longe. As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos" - Charles de Gaulle

Será que haverá amizade por todo o Universo como sonhou Enrique?
A genialidade de Júlio Verne ao imaginar a aventura espacial com certeza pareceu delírio para muita gente em 1885, Mas em 1969 a Apolo 11 concretizaria o que fora só imaginação de Júlio Verne!

E o sonho de termos amigos por todo Universo? Ou o sonho de paz no mundo?
O que nos leva à mais uma frase, esta de John Lennon:

“Você pode dizer que sou um sonhador. Mas eu não sou o único.
Eu espero que algum dia você junte-se a nós. E o mundo viverá como um só!”



Feliz Dia da Amizade!
Que ela exista por todo o Universo!

...beijinhos***


Foram consultados para este post os sites: Wikipédia e datascomemorativas.org

4 comentários:

  1. O mundo precisa de PAZ!
    Feliz dia dos amigos para todos ♥ ^^

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia do amigo pessoas lindas de eool \o/.
    Amei esse blog aqui tbm Aline...beijins ;*

    ResponderExcluir
  3. muito do que julio verne escreveu em suas obras, ja foram realizados pelo homem... muito interessante um homem pensar algo, até aquele momento fora de serie... e entao chegarmos onde chegamos...
    gostei daqui...
    beijos

    ResponderExcluir
  4. adoreeeeeeeeeeei seu blog
    estou te seguindo, se puder entra no meu
    http://comicaseironicasdaocronicas.blogspot.com/
    bjoos e boa semana ;*

    ResponderExcluir