quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Halloween
Imagine viver em uma época sem eletricidade, supermercados, sem nada do “conforto moderno”! Tá, eu falei sem eletricidade logo não teria Internet! xD Além de não ter Internet você também seria muito mais sujeita(o) às mudanças de estação do ano, fenômenos naturais e etc. Certamente nessa época você precisaria caçar, plantar... e torcer (yn) pelas condições naturais! Além de torcer seria bom ter um profundo conhecimento das mudanças sazonais (relativo às estações do ano). Para tornar mais complexa sua situação você não vive no Brasil! Vive na Europa ou Norte da Europa e enfrenta todos os anos um Inverno longo e rigoroso! Com tudo coberto pela neve não poderá plantar e as condições para conseguir uma boa caça não são das melhores! Pois é! Você vai precisar ter trabalhado bem e estocado antes para que tenha como sobreviver ao Inverno! Certamente o início dos meses frios significaria o fim de um ciclo de um árduo período de trabalho, uma pausa forçada nas suas atividades de plantar e caçar, preocupação com o Inverno, muitos não sobreviviam, havia muitos perigos, inclusive de seus estoques terem algum problema!
Os antigos celtas que viviam nessas condições e habitavam regiões do Norte Europeu dividiam o ano em apenas Verão e Inverno! O Início do Inverno desse ano de apenas duas estações no Hemisfério Norte era, portanto o dia primeiro de Novembro.
O início dessa metade mais fria do ano tinha um significado muito grande em suas vidas, como você que se visualizou em condições semelhantes pode imaginar!
Os Celtas consideravam primeiro de Novembro o início do ano! Pois era o fim de um ciclo, uma pausa, ansiedade pelo futuro e claro: Havia Esperança e Fé!
Como dependiam tanto das condições climáticas, do resultado das plantações, e do retorno de dias mais quentes não é de se admirar que seus mitos religiosos, seus deuses e sua fé fossem muito ligados ao ciclo do Sol!
Nesse dia, primeiro de Novembro, eles tinham um grande festival chamado Samhain! Havia a crença que neste dia a fronteira entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos se tornava muito tênue! E era, portanto, muito fácil de ser atravessada! Acreditavam que a constelação de Plêiades, que se encontra nesse dia no topo do céu, funciona como um portal entre esses mundos! Com a visita dos mortos no mundo dos vivos havia grandes banquetes para receber os espíritos dos antepassados, entes queridos, lembravam-se com muita alegria e carinho dos mortos!
Havia também o perigo que alguns espíritos resolvessem “pregar peças” nos vivos! Para agradá-los e evitar as “travessuras” eram oferecidos alimentos gostosos! Não queriam que assustassem os animais, nem fizessem nada que colocasse em risco os estoques! Ou mesmo um grande susto! =D
Quando o Cristianismo chegou à Europa a tradição do Samhain já estava lá! Assim como outros festivais chamados Sabás, inerentes à fé dos povos de lá. São oito sabás durante o ano e compõem a Roda do Ano.
Em sua campanha para se tornar a única religião na Europa o Cristianismo criou uma visão negativa das formas de fé anteriores! Porém não conseguiu terminar com muitos traços da cultura do continente! Recorrendo para a estratégia de “cristianizar” antigas culturas. Como, por mais que se pretendesse modificar isso, as pessoas estavam há milênios acostumados à se lembrarem dos mortos no início de Novembro e assim a Igreja escolheu também essa época para o seu Dia de Finados.
O Cristianismo se tornou uma espécie de “religião da moda”, sendo bem acolhida por nobres. Mas muitas pessoas, especialmente camponeses se mantinham ligados a seus antigos sistemas de fé! Afinal seus deuses sempre foram bons, o Sol retornava após o Inverno como na Promessa! Não viam porque deixar seus bons deuses para adotarem um novo deus!
Digamos que os romanos se viam como “modernos”, “cultos”, “chiques! xD” e etc. E pretendiam que aqueles que se mantinham ligados à sua antiga fé, à fé dos seus pais, aos festivais dos antigos deuses o faziam por serem "ignorantes”, “gente sem instrução” e etc. E depreciando essas pessoas com tom pejorativo os chamaram de pagãos ou pagannus, do latim que quer dizer “gente do campo” ou “caipira”.
Os costumes e a fé “pagã” passaram a ser considerados heresias! As sacerdotisas das antigas religiões eram consideradas Bruxas malvadas. A fé pagã se tornou perseguida. E claro o Samhain mal visto!
Como a Igreja escolheu o dia primeiro de Novembro como “Dia de Todos os Santos” o festival de Samhain realizado na noite de trinta e um de Outubro para primeiro de Novembro estava, portanto na noite da véspera de Todos os Santos que no inglês arcaico era: “All Hallows Evening”. A expressão “All Hallows Evening” foi abreviada para “Hallows Evening”... depois; “Halloween”
Nos Estados Unidos, principalmente pela presença de imigrantes irlandeses o dia trinta e um de Outubro se tornou uma grande festa! E lá o Halloween ganhou uma visão folclórica!
É claro que demônios, vampiros, monstros e etc. nada teem a ver com a fé dos antigos camponeses europeus. Mas mediante a “intriga da oposição” contra a fé desses camponeses seu Samhain passou a ser visto como “um horroroso dia de práticas das bruxas malvadas e invocação dos mortos” e daí por herança dessa visão a data ser associada a tudo que seja “fruto de filmes de Terror”.
Na versão folclórica do Halloween as crianças fazem um papel semelhante ao dos espíritos “brincalhões” recebem coisas gostosas para comer, caso contrário pregarão peças! É o famoso: “Doce ou travessura!”
Contudo o festival de Samhain, como festa religiosa e de uma forma desprovida da visão distorcida ou do folclóre dos doces e travessuras também sobrevive! E é celebrado pelos atuais adeptos de religiões neo-pagãs, como a Wicca. (entre as quais eu me encontro).
Como o Brasil está no Hemisfério Sul, muitos adeptos do neo-paganismo celebram o Samhain no dia primeiro de Maio. Pois no ciclo das estações por aqui essa é a data que corresponde ao dia primeiro de Novembro no Hemisfério Norte. Há também alguns que preferem seguir o calendário do Norte, tendo eles suas razões.
É isso! Espero que tenha gostado!
...beijinhos***
Recado: Eu linkei algumas palavras e esses links levarão a artigos da Wikipédia, caso se interesse em saber mais sobre o assunto. Também linkei algumas palavras a dicionários online.
Infelizmente sobre Wicca e Neo-Paganismos existe muito material preconceituoso ou que propagam uma visão demonificada dessa forma de espiritualidade, sendo, portanto necessário considerar a credibilidade ou parcialidade de fontes encontradas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Interessante a historia, tinha curiosidade sobre.
ResponderExcluirÓtimo post!
"Doces ou travessuras?" xD
Bjs ;*