sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Números, O Desaparecimento dos Amigos" - Vida de Internauta 10


Esses dias tem acontecido algo no Orkut! O número de amigos diminuindo, o número de membros das comunidades diminuindo... O que estaria acontecendo? De repente as pessoas se aborreceram com você? Seu perfil enlouqueceu e começou a excluir amigos sozinho? Será que é algum vírus?
Aparentemente é apenas um problema no contador do site causado por um bug e com certeza o site está trabalhando para consertar!

Depois de me preocupar se as pessoas estavam aborrecidas comigo e constatar que era só algo com o contador me dei conta de que poderia escrever algo para um post! Pensei em fazer alguma paródia daquelas correntes e fazer uma postagem brincadeira sobre alguma conspiração incrível do tipo que envolvesse corrupção, traição, roubo de senhas secretas, espionagem da concorrência, uma manobra pra desvalorizar o site e vendê-lo... Ou quem sabe supor abduções cibernéticas ou um Apocalypse cibernético... Ah sim, costuma terminar com você tendo que enviar via recado automático pra todos os seus amigos (ou o que sobrou deles).

Mas percebi que é uma boa oportunidade para questionar algo mais interessante do que paródias de correntes absurdas! É um bom momento para perguntar: Qual é a importância desses números?
O internauta adolescente e jovem costuma viver em busca de números! Quantidade de amigos e recados no Orkut e agora no Facebook, quantidade de membros numa comunidade dedicada a você, quantidade de seguidores no Twitter, de respostas no Formspring, de comentários em fotos... A matemática é bem simples: quanto mais melhor! Afinal faz tempo que para muita gente esses números se traduzem em “status cibernético”! Ter dez perfis lotados no Orkut, um zilhão de seguidores no Twitter, e responder mais perguntas que um mega-star são coisas muito valorizadas, tornam alguém, segundo esse pensamento, uma pessoa famosa! E muitos internautas dedicam grande parte do seu tempo online se esforçando em obter esses números! (E como assim simplesmente somem? E todo o trabalho que se teve para lotar perfils? :@! Calma o site vai resolver! xD).
Será que não estamos perdendo o melhor da Internet enquanto gastamos horas e mais horas obtendo números?
No Formspring não é difícil ver uma pergunta do tipo “O que vale mais? Dez amigos de verdade ou mil colegas?” O que você responderia? Imagino que “Dez amigos”! Então “Manter contato” vivendo num círculo vicioso de “oi, passei pra manter contato”, “E as novidades?”, “Não tenho e você?”, “Também não, mas obrigada por manter contato!” é mesmo proveitoso? O que temos além de um número de recados sem muito a acrescentar? Receber um depoimento de alguém que gostamos e que esteja demonstrando carinho pela gente é super gostoso! Mas tem o mesmo valor que receber um texto super fofo copiado e colado por alguém que não conhecemos bem e que só mandou porque fizemos uma troca? Aumentar, digamos, os dez amigos de verdade pra quinze amigos de verdade é legal! É gostoso fazer amigos, descobrir mais gente com afinidades, dispostas a trocar conversas saudáveis e talz. Mas é bom lembrar que se deve sempre ser cuidadosa(o) ao fazer contato com quem não se conheça! Enfim o que será que vale mais dez amigos de verdade no Orkut ou mil contatos? O contador ou a qualidade das amizades? As boas amizades feitas na Web ou estendidas para a Web não somem! Não tem bug, nem vírus, nem site acabando que será motivo para se perder uma (um) amiga (o) de verdade!


...beijinhos***

2 comentários:

  1. ¬¬ Verdade!!!
    Vida de Internauta 10 é? Q ótimo! \o/ ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, na verdade o que mais vale é uma pessoa que nem tenha um rótulo de amigo, mas no dia que vc mais precisar, ela esteja lá.
    Não sei vc, mas já rotulei tanta gente de amigo, pra depois descobrir que é fácil ter amigos nas horas boas e nas horas ruins estar sempre sozinho.
    Hoje em dia não penso em amizade mais como um status, penso em comprometimento, sentimento e união. Eu posso nunca dizer que sou amiga, não te a pessoa add no orkut, ou qq coisa dessas que "amigos" fazem, mas se uma madrugada dessas, numa chuva terrível, alguém que eu goste estiver perdido e me ligar, eu vou sair correndo pra ajudar. Entende o q eu tô dizendo? Ações, é isso q te mostra qtos amigos de verdade tu tens!
    Bjos guria!
    Curti seu blog, seu estilo!

    ResponderExcluir