domingo, 3 de março de 2013

Mônica Cinquentona.

Ela é baixinha e dentuça, tem uma amiga gulosa... O outro troca o “R” pelo “L” e tem um amigo que não gosta de tomar banho! Quem são?
Difícil quem não saia a resposta! São Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão!

#Quem-nunca: Leu um gibi da Mônica? (mesmo que não seja o “maior fã”); usou os nomes dos personagens de Mauricio de Sousa: Mônica, Magali e Cascão como sinônimos de “dentuça”, “Gulosa”, “Não gosta de banho”, ouviu uma piada mencionando o Cebolinha... e por aí vai!


A Turma da Mônica já é folclórica! Ela e sua turma são responsáveis por mais de 80% das publicações do mercado infantil no Brasil! E também tem fãs no exterior!
Mônica surgiu em 3 de março de 1963 no jornal “Folha da Manhã” (atual Folha de S. Paulo) como uma coadjuvante em uma tira de quadrinhos do Cebolinha!] Mas não demorou e a baixinha mostrou que são as meninas que mandam! Em 1970 sai a primeira revista com Turma da Mônica com ela sendo personagem principal!
Isso mesmo! Hoje Mônica completa 50 anos sem deixar de ter sempre 7 rs! Uma magia possível aos personagens!
Fãs de plantão devem estar preparados para correr atrás dos mais de duzentos produtos com a marca Mônica 50 Anos! Incluindo réplica da primeira boneca (eu quero!) e um coelho sansão amarelo.

Mas paralelamente às historinhas onde continua com eternos 7 anos, ela cresceu para as revistas da “Turma da Mônica Jovem”... E... Casou com o Cebolinha!!! Isso mesmo! Ah! Tanta implicância só podia estar mesmo escondendo amor! E o exemplar com o primeiro beijo deles e casamento é o gibi mais vendido do Ocidente com mais de 600 mil cópias!
Mauricio de Sousa, pai da Mônica, programa lançar “Turma da Mônica Adulta”, desenho em 3D para TV, novos personagens e um livro em parceria com a escritora Thalia Rebouças.

E Mauricio de Sousa é literalmente pai da Mônica, já que a personagem foi inspirada em uma de suas filhas, Mônica de Sousa, hoje diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções!  Pois é, a Mônica existe de verdade também! E o coelhinho Sansão também! Mônica de Sousa ao Jornal “O Dia”: “O primeiro (coelhinho de pelúcia) foi amarelo. Foi destruído e ganhei o segundo, aos 5 anos, no programa da Hebe: um azul, tenho até hoje” (Agora se entende por que o Sansão amarelo).


#Curiosidades: Eu me lembro de ter visto uma matéria contando que em Portugal, onde o gibi já fazia sucesso, a editora começou a adaptar os textos para o “Português de Portugal”, mas o público pediu a volta do “jeito brasileiro de falar”
Sobre as “acusações contra a fala do Cebolinha”, que, alguns pensam que fariam a criança errar palavras, Mauricio se defende argumentando que todo mundo sabe que o Cebolinha fala errado (ou seria “elado”?) e, portanto, a troca das letras enfatiza a diferença de pronuncia e ortografia, e sempre as palavras do personagem vêem assinaladas destacando o erro.
Na foto à direita vemos Mônica de Sousa filha de Maurício e inspiração para a personagem quando era criança. Com vestidinho que lembra muito o da personagem!

Todas as informações no post de hoje que estão em itálico foram extraídas de matéria publicada no jornal "O Dia" no dia 21/02/13.

É isso!
...beijinhos***

3 comentários:

  1. q legal, nao sabia q Mauricio tinha se inspirado em sua filha, quando era criança, td domingo ia comprar essas revistinhas em quadrinhos usados, era baratinho, coisa mais legal do mundo, eu adoraaaava. mas o mais legal e q foi inspirado na Monica de verdade! Bom, nunca li o Jovem, nunca chamou a atenção rsrsrs mas entao ne, td essa briga era amor rsrs sempre falavam q de tanta briga isso ia dar em casamento (quando brigava demais com colegas na escola)
    483 kusses..~^~

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã do Mauricio de Souza.
    Leio os quadrinho até hoje.
    Já fiz assinatura mais de uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de ler os gibis da turma da Mônica. Até hoje leio, os primeiros inclusive. Ele sempre foi muito criativo e talentoso. Inclusive vale lembrar que a Magali e a Maria Cebolinha também foram inspiradas nas filhas dele. E o Franjinha, nele mesmo.

    Muito interessante. Abraços!
    --
    Djoni Filho Debate
    Twitter: @djonifilho
    Facebook: /DjoniFilhoDebate

    ResponderExcluir