terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Uma Festa Pagã?

Oi! Festa pagã? Quantas vezes você já ouviu isso? Ou "Tem que batizar pra deixar de ser pagão"?
Vamos tentar entender sem muitos detalhes senão o post seria enorme!
Bem o Carnaval começou assim... Hoje em dia é bem notório que o Cristianismo Tradicional restringe o consumo de carne no dia em que celebram sua chamada Sexta-feira Santa ou da Paixão! Mas antigamente (muito antigamente) a restrição ao consumo de carne durava toda a chamada Quaresma, ou seja quarenta dias que antecedem as comemorações cristãs da chamada Semana Santa, partindo da chamada Quarta-feira de Cinzas! Então iniciou-se o costume de comer bastante carne na terça que antecedia a Quarta de Cinzas! (também havia restrições a contatos íntimos então "namoravam" bastante também) Bem, foi assim, à partir da cultura cristã que nasceu o Carnaval - Festival da Carne. Logo o Carnaval é uma festa cristã! Não criada intencionalmente pelas instituições de fé destes, mas pelos seus populares. Claro, muitos segmentos cristãos condenam o Carnaval como algo que fere sua moralidade e consideram-no uma festa "do pecado"
E o que os pagãos teem a ver com isso? Boa pergunta! e aliás... pagão é o que?
Costuma-se referir-se a pessoas não batizadas na religião cristã como pagãs e ainda a quem confunda confunda pagão com ateu (este segundo é alguém que não tem crença na existência de nenhum deus)
Para entender vamos precisar saber o que é pagão!
Wikipédia: "Paganismo,é um termo usado para se referir a várias religiões não judaico-cristãs , no entanto, existem várias definições entre diferentes religiões entre o que pode realmente ser definido como sendo paganismo, sem consenso quanto ao que é correto."
Vamos lá gente foi assim... Quando o Cristianismo chegou à Europa já existiam religiões ou várias formas de religiosidade em prática por lá! Os cristãos queriam tornar-se a única religião da Europa (intenção muito mais voltada para o poder político do que desejo de "salvar almas"). E como toda filosofia que pretende instalar-se faz ataques contra o pensamento vigente! Quando o Cristianismo se tornou religião da moda entre nobres e a elite passou-se a chamar as pessoas que não aderiam à nova religião de pagannus ou em português, pagãos que significa "camponês". Mas não camponês desse modo bonito que soa, diziam isso com sentido pejorativo! Como quem diz: " Ignorantes, gente do mato, roceiros que não sabem nada" Isso porque as maiores rejeições à fé cristã ocorreu entre as pessoas simples que trabalhavam no campo que mantinham sua fé original. Bem isso acabou virando uma página lastimável da história da humanidade, pois os que mantinham sua fé, sua cultura foram perseguidos na caça às bruxas, torturados, assassinados, condenados... mulheres grávidas e crianças torturadas e queimadas em fogueiras! Tamanha intolerância inaceitável nos demostra que os ignorantes não eram os camponeses! Mas isso é outro assunto! Para entendermos o uso termo pagão relacionado ao carnaval ou à criança não batizada, basta sabermos que o Cristianismo passou a apregoar que ser pagão era algo abominável! E apressou-se em estigmatizar o pagão como mal! Então como ocorreu uma empreitada para as pessoas deixarem de ser pagãs e tornarem-se cristã surgiu o "batizar para deixar de ser pagão" pois ou se converter ao cristianismo a pessoa deveria, segundo as crenças deles batizar-se! E ao dar conotação de "pecado" ao Carnaval criou-se a mania feia de chamá-lo de festa pagã! O uso do termo aqui justifica-se pela ideia de pagão como "coisa do mal.
Bem, é isso! Desculpe-me se pareci agressiva em algum momento! Acontece que eu, Aline Thompson sou pagã! E o histórico de perseguição e séculos de estigmatização injusta são contra meu povo, meu sangue e minha fé!
Explicada a questão, justificada qualquer frase que possa ter parecido excessivamente agressiva, é isso que queria dizer
O CARNAVAL NÃO É UMA FESTA PAGÃ!
Na foto uma máscara do Carnaval de Veneza, que eu pessoalmente acho lindas as fantasias!

beijinhos***

Nenhum comentário:

Postar um comentário