sábado, 28 de janeiro de 2012

Compras para ir à Praia - parte 2


Então! Vamos continuar, como prometido, o assunto “Compras para ir à Praia”, iniciado no dia 19!
Para termos bons posts sobre o assunto busquei informações em publicações, como a minha coleção de revistas Atrevida e outras publicações, assim teremos dicas de especialistas!
Já falamos sobre produtos para se proteger do sol no primeiro, mas continuando:
Existem “pílulas de proteção” são uma das últimas inovações e são interessantes para o dia a dia, mas não substituem ou dispensam o protetor na hora de ir à praia! Existe até um “protetor solar anti-celulite”. Também existem maquiagens e cremes anti-idade com protetor que podem ser legais também para o dia a dia, mas o FPS (fator de proteção solar) nesses produtos varia mas costuma ser baixo, portanto para a praia, e especialmente se você precisa de FPS alto não é indicado que confie em ir à praia se valendo da proteção desses produtos apenas!
Também existem roupas e acessórios como chapéu e guarda-sol que teem tecnologia FPU e prometem bloquear 98% dos raios UVA e UVB (UVA o que causa envelhecimento da pele e UVB o que causa queimaduras solares)

Até agora falamos dos produtos, mas além do produto certo é preciso saber como aplicar!
O protetor precisa ser aplicado pelo menos meia hora ou quarenta minutos antes de nos expormos ao sol para que possa fazer efeito! (bronzeadores também). Por isso que às vezes se pensa “Por que voltei toda vermelha se levei protetor?” É por isso! Tem que passar de trinta a quarenta minutos antes! Devemos passar por igual em todo corpo e não esquecer as dobrinhas, atrás do joelho, orelhas e pontinha do nariz (Muitas vezes se esquece dessas partes e.. Aff! Eu acho muito estiloso o rosto com pasta d’água xD). E como já falei no primeiro post os lábios também precisam de proteção! Existe protetores labiais e na falta deles passe um pouquinho do protetor nos lábios.
Beba bastante líquido... (mas cuidado com frutas e bebidas cítricas ao sol! Suco de laranja ou limão ou picolés se caem na pele podem provocar manchas e queimaduras havendo exposição ao sol!) use seu chinelinho... e... Muito importante! O protetor precisa ser reaplicado à cada duas horas e também toda vez que você entrar na água ou se suar muito! Mesmo os que prometem ser à prova d’água perdem muito efeito quando nos molhamos! (não caia nessa que a água não tira). Depois de um mergulho na água salgada do mar ou na piscina tome uma chuveirada de água doce da cabeça aos pés para retirar o sal da água do mar ou cloro de piscina! Então reaplique seu protetor (ou bronzeador, que claro é bronzeador com FPS)! A ducha também não pode ser esquecida por causa das nossas madeixas! Devemos retirar bem o sal ou cloro do cabelo! (caso não haja chuveirinhos por perto, use uma garrafinha de água) e reaplique seu creme com filtro solar nos cabelos depois de cada banho.

Com tudo isso que falamos até agora você ainda deve respeitar os horários em que é menos nociva a exposição ao sol! É melhor antes das dez da manhã e após as três da tarde! O que durante o horário de verão significa: antes das onze e após as quatro!
Não se deixe enganar se o tempo estiver nublado ou coisa assim! Os raios solares atravessam nuvens e mormaço queima mesmo!
Até agora falamos também nos dois posts bastante sobre nossas madeixas, mas é importante lembrar que apesar dos produtos que usamos nos cabelos a hidratação também ocorre de dentro pra fora! Portanto também por causa das madeixas é bom estar sempre bebendo água e sucos naturais. Quem tinge os cabelos pode durante o verão dar uma pausa maior nos retoques e aplicar tonalizante para realçar a cor.

Agora já curtimos bastante a praia e chegamos em casa! Hora do banho gostoso que deve ser com água morninha para não ressecar a pele e usando sabonete neutro. Lembre-se de secar bem entre os dedinhos do pé após o banho para evitar problemas como micose! (E durante o verão é bom preferir calçados abertos!)
Depois do banho use o hidratante em todo corpo para a pele recuperar a umidade perdida e ficar saudável
Muito líquido também após a praia! Abuse dos sucos, refrescos e água de coco (que é uma maravilha!). E claro: água mineral! Chás gelados também são bons, mas lembre-se que alguns chás são diuréticos!

Fontes consultadas: Revista “Atrevida”, matéria de Rita Trevisan; “TodaTeen” Verão, matéria de Kamila Dantas; Revista “Toda” do jornal “Extra”, matéria de Marcela de Genaro.

É isso! Espero que lhe seja muito útil!

...beijinhos***

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Ondinha.

Certa vez no meio do mar começou a se formar uma onda!
Bem, não era assim “uma onda!” era uma “ondinha” bem pequenina!
Outras ondas que se formaram perto dela a apelidaram de “marolinha” e a ondinha ficou muito emburrada com aquilo!
Mas ela tinha ouvido falar sobre umas tais ondas gigantes com mais de trinta metros de altura que haviam no meio do oceano!
A ondinha resolveu que queria ser uma onda gigante! Então começou a tentar aumentar o seu volume! Mas por mais que a pobre da ondinha se esforçasse não conseguia ser maior!
Cansada de tentar resolveu procurar uma onda gigante para saber dela como se tornar tão grande!

A ondinha saiu nadando pelo oceano até encontrar uma onda gigante! A ondinha foi se aproximando da onda gigante que a cada segundo estava ainda maior! A ondinha mal podia acreditar em como era enorme aquela onda, era uma montanha de água se erguendo bem diante dela! Empolgada a ondinha foi pra perto da onda gigante e foi logo perguntando como se fazia para ser tão grande. Mas a onda gigante sequer percebeu a ondinha de tão pequenina que essa era! E a ondinha quase se afogou! A ondinha escapou por muito pouco! Mas a ondinha ficou muito indignada por que a onda gigante nem lhe deu atenção e decidiu que não queria ser uma onda gigante! Ondas gigantes eram arrogantes demais!
Na verdade a onda gigante não a viu! De qualquer modo foi assim que pensou a ondinha!

A ondinha novamente saiu nadando pelo oceano pensando sobre que tipo de onda gostaria de ser então! Ela se lembrou que havia ouvido falar também da onda Pipeline! A Pipeline era uma onda muito famosa do Havaí! Gente do mundo todo viajava para vê-la! A ondinha resolveu ir até o Havaí e não importava que fosse longe!
E ela nadou e nadou, nadou muito! Parecia que não chegaria nunca de tão longe!
No caminho muitas ondas lhe disseram para desistir de ser uma Pipeline, pois ela era só uma ondinha! Mas a ondinha não quis ouvir e com muito esforço chegou ao Havaí e encontrou a Pipeline!

Nesse dia estava acontecendo uma etapa do campeonato mundial de Surfe! A ondinha ficou encantada com a fama e toda aquela gente lá por causa da Pipeline! Ah! Como a ondinha queria ser igual à Pipeline!
Aproximando-se da famosa onda conseguiu conversar com ela. Mas a Pipeline lhe contou que se sentia orgulhosa por sua fama internacional e feliz com tantas visitas! Mas que algo lhe deixava triste, o seu fundo era cheio de corais e muitos surfistas se machucavam neles e só surfistas muito experientes conseguiam surfá-la, mas mesmo os grandes surfistas corriam grande risco ao surfá-la!
A ondinha queria muito ser famosa e aparecer em capas de revistas de surfe como a Pipeline, mas ela com certeza não viveria em paz se alguém se machucasse em suas águas! Então, a ondinha decidiu que não queria ser famosa e voltou a nadar pelo oceano muito triste!

A ondinha estava decepcionada da vida! E havia nadado tanto para chegar ali! Agora a ondinha nem sabia mais que tipo de onda gostaria de ser! Na verdade, parecia que sua vida de onda perdera todo o sentido!
Então ela resolveu nadar até a praia e se espalhar na areia. E lá foi a ondinha triste e deprimida pelo oceano... até encontrar uma praia para se espalhar na areia.

Lá na praia, bem na beirinha, assim bem na beirinha mesmo havia uma menininha que estava lá há bastante tempo dentro da água. A menininha estava tentando pegar jacaré, mas nada de vir uma onda boa para ela! Então a menininha viu a ondinha chegando! Ah, a ondinha era perfeita para ela pegar jacaré! Esperou muito ansiosa, se preparando para chegada da ondinha, esticou os bracinhos pra frente e ficou olhando pra trás vendo a ondinha aproximar! No momento exato a menininha deu o impulso com os pezinhos esticando seu corpo na água e pegando o primeiro jacaré da vida! Finalmente ela havia conseguido! Ela foi “surfando” a ondinha e sorrindo tão feliz! Como era gostosa a sensação de pegar jacaré e ainda por cima de finalmente conseguir pegar o primeiro jacaré! A menininha foi com a ondinha até a areia e aqueles segundinhos foram tão especiais pra menininha que saiu para contar pra todo mundo que havia pegado jacaré!
E a ondinha ficou tão feliz em ver a criança satisfeita! A ondinha nunca mais quis ser outro tipo de onda! Como se sentiu especial!
A menininha nunca mais esqueceu aquele dia na praia e a sensação de pegar o primeiro jacaré!
Como eu sei? Ah! Eu era a menininha! xD

FIM


Hoje eu acordei meio inventadora de histórinha!
Na próxima postagem vou continuar o assunto do post anterior: Produtos para o Verão

...beijinhos***

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Compras para ir à Praia!

Para irmos à praia precisamos estar protegidas!
E se você quer se bronzear nem pense em cair na besteira de achar que deva torrar o dia inteiro no sol sem proteção nenhuma! Você já ouviu, mas vou repetir já que não é demais: raios solares, os famosos ultravioletas podem prejudicar nossa saúde, podem causar até câncer de pele!
Vamos começar com a compra do protetor e outras coisinhas!
Para termos um bom post sobre o assunto eu consultei nossa grande fonte de informações úteis e valiosas: minha coleção de revistas Atrevida e outras!

Com base nas matérias consultadas:
A partir do nosso tipo de pele e do nosso objetivo: se proteger e bronzear o mínimo possível ou ganhar a tal “cor de verão” é que vamos saber quais melhores produtos para a gente! Seja qual for nosso tipo de pele e independente do quanto pretendemos nos bronzear: precisamos de filtro solar! Se você quer um bronzeador precisa escolher um que tenha filtro para se bronzear de forma saudável. Devemos escolher qual FPS (fator de proteção solar) vamos usar! Quanto maior o número menos nos queimamos! Mas se você for bem branquinha como eu nem pense em comprar um protetor ou bronzeador com FPS menor que 15 (eu compro de 50 pra cima e ainda fico vermelha xD), já se sua pele for mais morena o número pode diminuir. É bom lembrar que um bronze bonito se consegue tomando sol um pouquinho cada dia e não de uma vez só, portanto não caia na bobagem de abrir mão do FPS!
Nem pense em usar óleos bronzeadores sem filtro, produtos de caseiros ou de origem duvidosa, pois podem provocar queimaduras perigosas no pior dos casos e também manchas nada bonitas!
Lábios também precisam de proteção! Existem protetores labiais em forma de batom que você pode/deve incluir na compra dos produtos para a praia! Na falta dele pode passar um pouquinho do protetor nos lábios.
Tem também muita gente que anda curtindo os autobronzeadores que deve se começar a usar pelo menos três dias antes de ir à praia. É um produto que muita gente curte para não chegar lá com cara de fantasma ou vampira. Quem escolha usá-los deve fazer uma esfoliação antes de aplicar para que o produto atue de forma uniforme e lembrar-se de fazer movimentos circulares no ato da aplicação e dar especial atenção a joelhos e cotovelos, proteger as unhas usando gel de cabelo nelas para evitar contornos estranhos e depois lavar bem as mãos e esperar secar de pé (10 minutinhos).
Mas não é só a pele! E o cabelo? Ai ai ai! Cabelos ressecados de praia que terror pra gente! Existem linhas de xampus e condicionadores que conteem filtro solar! E vão pra cestinha de compras de verão! Mas não dispensam o gel ou creme com filtro solar, que deve ser aplicado pelo menos meia hora antes de nos expormos ao sol! Mas estamos falando de protetores específicos para cabelo! Usar o para pele no cabelo não funciona, pois estes não aderem aos fios!
Se seu cabelo é claro, faz que nem eu, vá de xampu termoativado, com silicone na fórmula (que além de proteger do sol no caso de piscinas ele diminui o efeito de produtos químicos da água que causam o famoso esverdeado)
Durante o verão podemos usar condicionadores com hidratação extra (lavar o cabelo todo dia, o que é comum no calor, facilita o ressecamento). Mas uma ótima dica são os cremes sem enxágue!
Se você optar por hidratar os madeixas com máscaras à base de óleo de argan e manteiga de karité, que também é uma boa, não se esqueça de manter o produto longe da raiz!
Ainda sobre o cabelo é bom ter boné, chapéu, lenço tudo o que for super estiloso e proteja nossas madeixas! Mas ficar o dia todo com eles abafando o couro cabeludo é tenso! Preferir modelos de que permitem o ar circular é uma dica ou usar só mesmo quando estiver direto no sol e deixar o cabelo à vontade o resto do dia.
Proteger os olhos com óculos de sol super estilosos também é bom! Afinal os olhos também podem sofrer danos com a exposição ao sol forte! Mas corra de óculos que não sejam de óticas! Produtos sem qualidade podem gerar danos terríveis aos seus olhos com consequências muito sérias! Óculos só de qualidade e apropriados pra gente!
(fontes consultadas: Todateen Verão, reportagem de Kamila Dantas; Atrevida reportagens de Rita Trevisan e Sarah Ferrari)

Nos próximos posts continuamos!

...beijinhos***

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Torre de Babel Cibernética - Vida de Internauta 11

Se você tem seu Facebook ou Twitter provavelmente já se deparou com nossa verdadeira Torre de Babel! O sucesso dessas redes em nível mundial tem realmente nos conectado com gente de todo o mundo! No Facebook, por exemplo, convivemos com muitas línguas além do inglês! É um tal de aparecer mensagem em tudo que é idioma! Não é difícil aparecer sueco, turco, árabe, alemão, tcheco... E inglês se torna o melhor jeito para se fazer entender! (ou tentar u.u). O tradutor do Google se torna uma ferramenta de auxílio nisso. E é verdade que tradutores estão funcionando bem melhor do que antigamente, mas ainda fazem algumas traduções absurdas e a coisa complica quando não se sabe nadinha do idioma estrangeiro que se está conversando e se a gente for traduzir uma mensagem cheia de abreviações como a da foto do post no tradutor ele vai te dizer “posso i c u 2nite?” o que não ajuda em nada! Mas aí é claro que com ambos escrevendo sem abreviar e mutuamente tirando dúvidas... ou seja: com boa vontade dos conversadores vai se entendendo! Muitas vezes alguém parece dizer algo que não seria nada legal ou nos desagradaria bastante! Mas calma pode ser só um mal entendido! (Como aqueles divertidos falsos cognatos de espanhol, tipo "embaraçada" ser entendido como "grávida" ou você dizer que vai "tirar um cuchilo" e a pessoa achar que você vai "atirar uma faca" e outros muito mais tensos! Esse bagui de "portunhol" é tenso, não caia nessa que português e espanhol é "tudo a mesma coisa"!) Verifique se houve má intenção antes de despachar o “atrevido” xD
Mas muitas vezes é “aquele seu ídolo estrangeiro” que postou algo cheio de abreviações no Twitter! E não se engane! Abreviações, símbolos, onomatopéias (argh, hahaha, omg) e tudo que existe em linguagem de internet e celular não são mania exclusivas de brasileiros! (você já deve ter notado isso faz tempo!) Tem até livro americano de “linguagem teen na Web”.
O exemplo da foto do post: “Can I C U 2nite?”. A mensagem abreviada no celular aparece no clipe “Strange” de Hilary Duff (diga-se de passagem, os livros dela “Elixir” e “Devoted” são uma leitura muito gostosa #ficaadica) A frase é “Can I see you tonight?” (Posso te ver hoje à noite?). Nesse caso a letra “C” se chama “sí” e substitui o verbo “To see” (ninguém tossiu não! Piada velha e chata!), a letra “U” se chama “iú” e substitui o “you”, por fim o número “2” que se diz “Tchú” substitui a primeira sílaba da palavra “tonight” e é dada preferência à ortografia “tonite” ficando “2nite”.
Outras abreviações em inglês: Forever = 4ever, Are = R, For = 4, To = 2... Pratica-se muito o uso de ortografias erradas como “Wat” em lugar de “What” (o que) e se dispensam regras como “I” (eu) ser sempre maiúsculo ou se economiza o trabalho de usar apostrofe e “I’m” (sou/estou) vira “im”. Alguma abreviações chegam a ser “bizarras” como: Might = M8; Fine = f9 ou 5ne... Ah, mas se você gosta de skate já se lembrou de SK8! ^^ E tem abreviações como "ppl" que significa "people", aí você entende pelo contexto ou pergunta pra quem te escreveu e vai aprendendo um monte. xD
Claro, fora as que cito aqui existe um sem número de abreviações usando letras e números. Se você domina em algum nível o idioma inglês não deixa de ser divertido decifrar essas abreviações! E a conversação pode ser uma boa maneira de praticar uma língua estrangeira! Existem também redes sociais especificamente para pessoas interessadas em aprender e praticar idiomas onde usuários do mundo todo se auxiliam no aprendizado de idiomas, como o Livemocha!
Lembrando: Nas redes sociais também se encontra “gente do mal” em várias línguas, grosserias e coisas muito desagradáveis (ou “deselegantes” como provavelmente diria a apresentadora do jornal) e devemos ser cuidadosas (os) com quem aceitamos em nossas redes sempre!
Só que algumas vezes (muitas) a “Babel” não está nem no idioma e sim em “choques culturais”! Já recebi cada mensagem de gente que sequer tinha conversado comigo antes ou estava entre meus "amigos"! Como alguém me dizendo que eu "não deveria usar maquiagem e blá blá blá", ou enlouquecendo porque no país dele com minha idade eu deveria estar seguindo algum “cronograma de convenções sociais". Mas cada cultura tem suas ideias e se todos prestarmos mais a atenção antes de julgar ou tentar convencer os outros das nossas verdades, dividindo diferenças, refletindo valores e sabendo que nem todos são como você gostaria, mas ao mesmo tempo você não é obrigada(o) a ser como os outros gostariam, o contato com várias culturas pode se tornar enriquecedor! ^^

É isso!

...beijinhos***