segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Cigarro


Hoje é o dia mundial sem tabaco. Então vamos abordar o tema! Se estiver com preguiça de ler meu texto extenso de hoje, leia pelo menos a parte "Minha Galerinha" e "Estimulando Alguém a Deixar de Fumar". Enfim, quer meus pontos de vistas? Estão aí a seguir.

A Teoria da Conspiração: Segundo a Teoria da Conspiração toda essa febre de anti-tabagismo é fruto do seguinte fato: Os grandes empresários perceberam que a grande maioria dos fumantes teem vontade de deixar o vício e ao mesmo tempo grande dificuldade. Logo seria uma boa oportunidade pra faturar alto vendendo balinha e adesivo de nicotina e toda sorte de bugingangas destinadas a auxiliar o fumante a parar!

Bem, pode ser! Mas não deixa de ser uma excelente ideia deixar de fumar e seja como for ainda bem que as pessoas atualmente estão mais conscientes de que não vale a pena fumar!

Os Malefícios do Fumo: Tá bom querida(o) leitora (or), eu não vou te bombardear com fotos de pulmões e uma extensa lista de doenças provocadas ou agravadas pelo cigarro, numa ação de psicologia terrorista! Bem, todo mundo sabe que fumar faz mal, e muito! Resumidamente não custar lembrar!

O hábito de fumar pode causar mais de 50 doenças, nos deixar mais propícios a adquirir outras várias, muita gente morre em decorrência disso, e pior, morre sofrendo! O cigarro é a maior causa EVITÁVEL de doenças!

Mulheres: São elas o alvo principal das campanhas esse ano! E também podemos lembrar que quando uma mulher está grávida e suma são tantas as possibilidades de consequências para o bebê que podemos dizer: é certo que a criança terá problemas por conta da mãe ter fumado durante a gestação! Você pode até me dizer que sua prima Izildinha fumou e o filho dela tem a mo saúde boa! Mas muitas vezes os problemas decorrentes do fumo durante a gravidez podem demorar a aparecer... mas são muitos e com certeza virão.
Tem também muita garota que fuma e não quer parar porque tem medo de engordar! Tá legal, pode engordar mesmo, com a volta do apetite e as vontades de mastigar algo durante as crises de abstinência! Garota, segura a onda na comida enquanto deixa o vício oras! Ou então siga adiante com essa opção: fique magra, magra com boca de cinzeiro, os cabelos e mãos fedendos, pele feia e dentes amarelos! Se tá preocupada com a aparência é mais um motivo pra não fumar!

A Dependência: O cigarro é um vício muito difícil de abandonar! E boa parte da dificuldade está no fato de haver uma dependência psicológica! Os fumantes resistentes são em maioria ansiosos e solitários! Deixar o cigarro é como perder um amigo para eles; mas é um amigo que te faz muito mal! O cigarro te prende por muitos meios. O cigarro de associação - quando você associa o fumo a uma atividade ou um momento. Por exemplo, enquanto usa o computador ou depois do almoço. Tem também o problema de se sentir vontade quando se fica nervoso, ou alegre e etc. Poderia me estender aqui mas vamos seguir com...

Deixando o Vício: Deixar o vício pode ser difícil mas não é impossível! Porém é preciso querer senão fica difícil! Mas vamos a alguns dados: A maioria das pessoas que deixaram de fumar conseguiram na segunda, terceira, quarta... tentativa! Portanto nada de tentar uma vez e desistir só porque não conseguiu na primeira! A maioria dos que deixaram foram os que pararam de uma vez só! Mas também tem muita gente que consegue deixar o hábito num processo de diminuição. Nesses casos a pessoa pode por exemplo ir diminuindo a quantidade de cigarros fumados por dia ou ir atrasando cada vez mais o primeiro cigarro do dia. Porém em ambas as possibilidades o fumante não deve usar mais de uma semana como processo!
Existem serviços médicos, remédios e etc... Procurando "receitas" para parar o fumante encontra por exemplo dietas como não comer carne vermelho, não beber refrigerante ou café e beber muita água e por aí vai... Isso ajuda sim, mas tem gente que consegue deixar sem abandonar o café por exemplo! O jeito de conseguir costuma variar, não tem um modelo padrão eficaz para todos. Tem gente por exemplo (lembra que existe uma dependência psicológica né?) que fica com o cigarro apagado na boca, outros que ficam com um maço fechado no bolso para evitar o terror de pensar que estão sem cigarros etc. Tá valendo tudo isso também! Até porque essas coisas que parecem doidices ajuda na questão psicologia! A pessoa pode por exemplo arrumar umas bolinhas pra ficar brincando com as mãos na hora da vontade...
Outra coisa, a primeira crise de abstinência vem duas horas depois do último cigarro, mas os primeiros benefícios também! Os dois primeiros dias sem o cigarrinho são terríveis, mas depois fica mais fácil. Enfim, se você fuma e quer deixar, procure apoio se for o caso, descubra que estratégia funciona com você, pesquise e etc e Vai nessa! Valerá a pena!

A Minha Galerinha! Eu não consigo entender muito bem alguém que nos dias de hoje com toda a informação e consciência que se tem atualmente sobre tabagismo ainda entra numa de fumar! Se liguem florzinhas e carinhas! Fumar não tem nada de descolado! Essa moda de que fumar é bonito já passou faz tempo! Eu já escrevi aqui hoje "o cigarro é a maior causa EVITÁVEL de mais de 50 tipos de doenças!" Se dá pra evitar porque entrar numa furada dessas?
Você hoje tá novinha e pode achar que fumar não vai te afetar muito, mas vai! E também não tem essa de fumar socialmente, só na balada! Vai fumando na balada e daqui a pouco você tá indo na padaria de manhã comprar cigarro, vai tá gastando a maior grana num vício que não vale a pena, e quando arrumar um (a) namo pode espantar o (a) garoto(a) com um beijo que tem gosto de "lambendo um cinzeiro", sem contar o (a) coitado(a) sentindo seu cabelo fedendo a cigarro!
Se você não fuma nem pense em começar! É a maior roubada! Pula fora disso!
Se sua (seu) amiga (o) tá nessa dá uma ideia inteligente pra ela(e)!

Estimulando Alguém a Parar: Tá legal galera! Fumar é o maior feio e faz mal! Mas não vamos convencer muito agredindo os fumante com frases do tipo "o cigarro tem uma brasa na ponta e um burro na outra". A grande maioria dos fumantes veteranos já tem certa vontade de deixar e vão acolher seu estimulo se você for educada(o). Outra coisa a pior hora pra falar sobre deixar de fumar com alguém é quando a pessoa está fumando! Isso pode gerar uma "birra" do fumante e fazê-lo ter mais convicção ainda que quer fumar! Também é bom lembrar que os mais velhos, diferentemente de nós, cresceram numa cultura que valorizava o cigarro como "legal", que ajudava numa paquera e etc. Talvez seus pais tenham visto um tal James Dean fumando ou o Jimi Page do Led Zeppelin. Então não chega chamando os coroas de burros!
Mas você pode ajudar! Derepente seu apoio, discurso sobre como quem não fuma vive melhor pode ser o estimulo que faltava!

Resumindo... Caia fora do vício do cigarro! Não entra numa de "fumar socialmente", Se liga que não é descolado, mas sim a maior furada colocar um cigarro aceso na boca. Se liga que não fumando você aproveita a vida melhor e evita muitas doenças!

Por hoje é isso...
...beijinhos***

Nenhum comentário:

Postar um comentário