sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13

Se você é cético não saia chamando seus amigos mais supersticiosos de ignorantes! Afinal crenças em sortilégios, amuletos e etc é o formato natural do pensamento humano. Freud e Carl Jung afirmam que superstições estão profundamente enraizadas nos processos mentais inconscientes não sendo do passado e não se limitando às pessoas com pouca instrução.
"O pensamento mágico é o que domina nosso cérebro. A razão é um mecanismo recente" Renato Sabbatini (neurofisiologista - Unicamp).
A Psicologia fala sobre "profecia de auto-realização" ou seja, crer pode fazer o azar acontecer ou o amuleto funcionar! Se você tem medo da sexta 13 pode acabar tendo problemas por ficar inseguro e apreensivo hoje! Mas se você pendurar a ferradura na porta ou carregar seu poderoso trevo de 4 folhas você pode estar se ajudando!

A superstição e outras formas de crença, como a religião, servem para responder a nossa necessidade de segurança!
Então com o caos que vivemos na área de saúde não é à toa que ela seja cheia de superstições!
Infelizmente a saúde anda tão ruim e o ser humano tem gosto por milagres que vivemos um cenário propício para a ação de manipuladores (da religião e da política)!

Quanto mais dependente da Natureza mais supersticiosa a pessoa tende a ser! Quem mora em cidade e não depende tanto da natureza, já que vai ao mercado e encontra o que precisa, costuma ser menos supersticioso que as pessoas do campo que têem uma dependência maior da chuva, por exemplo.
Muito das superstições e religiões tem ligação com a ideia da necessidade de agradar a natureza para que ela seja benevolente =/
Mas peraí! Acho que é bom mesmo a gente "agradar" a natureza né? Afinal temos "desagradado" ou maltratado demais ela! E precisamos que ela seja benevolente! É isso aí! Vamos cuidar bem do Planeta!

Tá mas e a sexta-feira 13? De onde vem isso da Sexta-feira 13?
O folclore cristão associou o dia da Deusa Frigga (nórdica) com o mal.
Na mitologia cristã o número 13 ficou com fama por causa dos 13 convidados da ceia em que Jesus teria sido traído (Jesus + 12 discípulos = 13).
Muito antes disso porém na mitologia nórdica encontramos um mito sobre um banquete para 12 deuses que teria provocado a ira de Lóki (deus do fogo) que teria ficado de fora (12 convidados + Lóki = 13) Os chineses tem superstição com 4 (os supersticiosos adoram números né?) já que 4 em chinês pronuncia-se igual à palavra morte! Epa! em númerologia 13 = 1+3 =4! E falando nos orientais agosto é em religiões de lá o mês dos mortos. Mas a superstição por aqui está mais ligada a vários fatos históricos ruins que ocorreram em agosto. Porque esse é um mecanismo comum no surgimento de superstições as associações que as pessoas vão fazendo!

"Aquele que exagera em mecanismos e rituais corre o risco de se tornar escravo daquilo sobre o que não tem controle" mas... "o extremamente cético pode acabar solapado pelas forças inconscientes, sofrendo de doenças psicossomáticas, por exemplo" - Jorge Zacharias - professor universitário e membro da Associação Junguiana

Eu retirei as informações desse post, as citações, tudinho da edição de agosto de 2004 da "Revista Galileu" uma matéria de Camila Artoni. Praticamente um resumão da matéria!

Veja meu post sobre sexta 13 no Diário Thompson! http://odiariothompson.blogspot.com
e se gosta de Black Sabbath, sabia que o primeiro disco deles foi lançado numa sexta-feira 13?
confira sobre Black Sabbath no meu blog Rock'Aline! Http://rockaaline.blogspot.com

2 comentários:

  1. esse é o q vx tinha me mostrado né? xD
    bom como eu já tinha "dito" ontem,eu não sabia o pq da discriminação com o coitado do 13 rsrs
    agora sei :D bem legal isso
    na verdade,eu não gosto dos números impares mais o numero q eu mais gosto é o (7) q por acaso é impar shshshs vai entender... mais meu signo diz q o meu numero de sorte é o (9) por isso tbm tenho uma sintatia pelo o "9" q tbm é impar xD

    enfim gostei muito dessa postagem
    parabéns
    <3

    ResponderExcluir
  2. ' bon aline naum acreditoo mtoo em sexta feira 13 ii tal.ii aquela loukura qr da azar...

    Axoo qr quando um pessoa ten azar dia de sexta 13 é somente coencidencia ii só...
    Lii o seu post do Diario Thompson ii concordoo plenamenteee....

    naum acredito..mas axoo massa as supertiçoes..xD
    *Bjinhos lindaa..tii amoo d+

    ResponderExcluir