terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ciúme

Todo mundo sente ciúme! (?)
Às vezes achamos até fofinho o ciúme da pessoa por nós!
E às vezes, se a pessoa não demonstrar ciúmes achamos que não somos amadas(os)! Mas o ciúme pode tornar-se obsessivo e inclusive estragar nosso namoro ou relacionamento!
O ciúme é fruto de um medo de perder o amor da outra pessoa, uma insegurança que pode vir da falta de confiança no outro ou em nós!
E só somos capazes de confiar nos outros quando confiamos em nós mesmos primeiro!
Um ciúme comedido pode ser até bom pra relação, pois traz consigo saber que o outro nunca está completamente conquistado e a preocupação de manter-se no posto de amado!
Mas quando é exagerado o ciúme chega a ser uma doença e às vezes é preciso até tratamento!
Quando se torna obsessivo o ciumento "brisa"! Ou seja, sem um motivo justo o ciumento se sente convencido da infidelidade da(o) namo. O ciumento mistura a fantasia criada e a realidade! E passa a procurar evidências da infidelidade, fuxicando tudo...bolsa, agendas ... e a Internet atrás das provas! (o que além de ridículo não ajuda em nada). Sendo que ao ler recados de outra pessoa estamos vendo um "trecho" de conversa que pode dar margem a, digamos, imaginarmos algo que não corresponde à realidade! E também coisas como ficar com ciúme por que alguém mandou recado pedindo MSN ou elogiou demais uma foto, sendo que nesse caso se a pessoa dona do perfil não correspondeu não há motivos para briga! (ah sim! Namorados não teem que ter a senha um do outro não! Isso é anulação de individualidade e é muito ruim! Dá muito problema e cadê a confiança?)
O ciumento passa a exigir coisas que limitam a liberdade e da(o) namo! Tipo "Você não pode ter orkut!", ou coisas ainda piores! O ciumento pode causar situações embaraçosas para a(o) namo! Deixando a pessoa ultra-constrangida dentro de situações bem chatas =/ ! E vira e mexe o ciumento aparece com uma justificativa nada aceitável do tipo "Você é muito bonita", o que demonstra a tal falta de confiança nele próprio ou em você!
É bom lembrar que toda situação de ciúmes exagerados é muito sofrida tanto para o ciumento quanto para a(o) namo! Ou seja, se você for alvo de ciúmes saiba que o ciumento também sofre; ou se você for ciumento saiba que está fazendo sua(seu) namo sofrer!
Enquanto os ciúmes ainda são leves, a ajuda (e um tantão de paciência) da(o) namo pode ser suficiente pra resolver! através de diálogos em que se estabeleça confiança onde se converse sobre o que se sente pelo outro! Afinal se vocês se amam e teem um problema que afeta tanto a um quanto ao outro por que não buscar resolver e acabar com esse sofrimento?
Faça isso antes que piore, caso você tenha um ciumento(a) ao seu lado. Antes que o que vire um ciúme exagerado! Bem, mas se já for um caso de necessitar de tratamento especial buscá-lo é um gesto de carinho com quem você gosta!

Lembre-se que toda relação precisa de respeito e o mínimo de confiança!
Porque se acabar o respeito entre vocês terá acabado tudo!
Bem, é isso!


...beijinhos***


Recadinho: Hoje este blog completa um ano!
Bibliografia consultada: Wikipédia.

Um comentário:

  1. Ciúmes é uma coisa tensa!
    Hj em dia pessoas matam por ciúmes, isso é horrível!

    Adorei td q vc escreveu

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir