quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Que Você Vai Ser Quando Crescer?

Acho que quase toda menina já disse alguma vez na vida que seria veterinária! Não é? Mas parece que em cada idade pensamos em ser algo: princesa, bailarina, doutora, advogada, rockstar, atriz, presidente, professora, escritora... Vamos crescendo e pensando nessas carreiras até que... Você faz dezesseis, dezessete anos e tem que saber o que quer ser pelo resto da minha vida! "Tem tanta gente que troca de faculdade no meio do curso!" "Existe faculdade de mangá?"... E um monte de coisa assim na cabeça!

Tenho um amigo filho e neto de juíz, e o irmão mais velho está na faculdade de Direito... Já deu pra sacar né? Profissão tradicional da família! E claro, esperam que ele também escolha Direito! Mas ele quer fazer Astronomia! Dá pra imaginar que o pai pirou com isso né? Tem outro clássico: "Meu filho vai ser médico!" saindo da boca da mãe! Bem, eu não conheci nenhum caso desses, mas na literatura parece acontecer o tempo todo! =S. É! Mas nem sempre, nesses casos de tradição ou sonho dos pais, os filhos sentem a mesma vontade! Na boa! Não dá pra seguir uma carreira por que outros querem ou esperam isso de você! E parece óbvio, até porque é: a pessoa tem que seguir o próprio sonho, aspiração ou vocação! Mas e o que fazer? Quebrar o pau com a família? Conversando se entende! (a maioria das vezes)


Tem também o lance da grana! Muita gente escolhe um curso pensando na remuneração da carreira! E infelizmente esse fator grana é importante, e muitas vezes importante até demais dependendo da pessoa! Mas, o fator dinheiro não deveria sobrepor-se à realização pessoal! =/ (O mais rico não é sempre o que tem mais grana!)


O motivo de muita gente trocar de faculdade no meio do curso é descobrir que o curso é diferente do que imaginava! Algo que é bom ser evitado! Imagine passar dois anos na facul pra trocar! Por exemplo: Talvez você adore estudar Filosofia. Mas se você cursar Filosofia vai ser o que? Filósofo? Não! Provavelmente vai dar aula! E talvez você adore Filosofia, mas não sinta a menor afinidade com a atividade de professor! Economia? Imagine querer ser economista pra descobrir uma solução econômica para o país, e finalmente frustrar-se descobrindo que a teoria econômica que sonhou descobrir já existe, mas depende mesmo é da vontade política! Psicologia? Sociologia? Veterinária? (...) Poderíamos dar muitos exemplos, mas o que quero dizer é:


Ao cogitar carreiras procure descobrir se elas correspondem ao que você espera delas. E conversar com quem já cursa a facul, e melhor ainda, com quem já atua na área me parece um ótimo modo de saber se nossas expectativas quanto à carreira estão corretas!


...beijinhos***



Recadinhos
: Nada te impede de correr atrás de ser rockstar, skatista, desenhista de mangá etc. Mas ao almejar essas carreiras é sempre bom ter um plano B... e um diploma! ;]

Resgatei esse tema de Janeiro passado no meu blog "O Diário Thompson" e inspirei-me em um episódio antigo de "Confissões de Adolescente" para dar os exemplos citados no quarto parágrafo.

3 comentários:

  1. dos 5 ao 7 anos eu queria ser policial xD
    agora dos 8 aos 15 anos hoje eu quero ser veterinária!
    espero dar tudo certo ^^
    curti muito a postagem ;D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tava teclando com a ALine no msn sobre o cursa a se fazer, profissão e pah... aí ela mandou eu olhar o post que ela fez sobre o assunto... Depois voltei no msn e tc: Legaaaal kkkkkk...
    Pera...agora é sério: concordo plenamente com o que vc postou, gata. Eu estou fazendo um curso e espero que ele seja mt promissor pro meu futuro. Oííí geente, é mt importante escolher o que o certo, pra depois não se arrepender...
    E...aaaaah e eu AMO a Alineeee!!!!!!^^

    ResponderExcluir